Facebook 14 benefícios e usos do óleo essencial de alecrim - Blog Portal do Aroma

14 benefícios e usos do óleo essencial de alecrim

14 benefícios e usos do óleo essencial de alecrim

28 abril, 2020 Óleo Essêncial de Alecrim,Aromaterapia

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto perene com folhas em forma de agulha e um aroma amadeirado.

Embora seja mais conhecido como tempero alimentar, é uma das plantas aromáticas e medicinais mais populares do mundo.

O óleo essencial de alecrim – que contém os principais componentes ou essência da planta – é extraído e vendido em pequenas garrafas.

Devido ao uso do óleo de alecrim na medicina popular, muitos cientistas agora estão testando seus potenciais benefícios à saúde.

Embora a maior parte desta pesquisa esteja apenas começando, ela suporta alguns usos tradicionais do petróleo e ilustra possíveis novos usos.

Aqui estão 14 benefícios potenciais e usos do óleo essencial de alecrim.

1. Pode melhorar a função cerebral

Na Grécia e Roma antigas, o alecrim era pensado para fortalecer a memória.

Pesquisas indicam que a inalação de óleo de alecrim ajuda a impedir a quebra da acetilcolina, uma substância química cerebral importante para o pensamento, a concentração e a memória.

Quando 20 adultos jovens foram questionados sobre matemática em uma pequena sala difundida com óleo de alecrim, sua velocidade e precisão aumentaram em proporção direta à duração da difusão do óleo.

Além disso, os níveis sanguíneos de certos compostos de alecrim também aumentaram – ilustrando que o alecrim pode entrar em seu corpo respirando sozinho.

Da mesma forma, os estudantes de enfermagem que respiraram óleo de alecrim durante o teste relataram aumento da concentração e recuperação de informações em comparação com a respiração com óleo de lavanda ou sem óleo essencial.

Outras pesquisas sugerem que respirar alecrim e outros óleos essenciais podem melhorar a função cerebral em idosos com demência, incluindo aqueles com doença de Alzheimer.

Lembre-se de que são necessárias mais pesquisas.

Comprar óleo essencial de Alecrim

2. Estimula o crescimento do cabelo

Um dos tipos mais comuns de perda de cabelo é a alopecia androgenésica, mais conhecida como calvície masculina, embora também possa afetar mulheres (10).

O óleo de alecrim trata a alopecia androgenésica, impedindo que um subproduto da testosterona ataque os folículos capilares, que é a causa dessa condição.

Quando homens com alopecia androgenésica massagearam óleo de alecrim diluído no couro cabeludo duas vezes por dia durante seis meses, eles experimentaram o mesmo aumento na espessura do cabelo que aqueles que usavam Minoxidil (Rogaine), um remédio comum para o crescimento do cabelo.

Além disso, aqueles que usaram o óleo de alecrim relataram menos prurido no couro cabeludo em comparação com o Minoxidil, o que sugere que o alecrim pode ser mais tolerável.

Outra pesquisa indica que o óleo de alecrim pode combater a perda de cabelo irregular, ou alopecia arreata, que afeta até metade da população abaixo dos 21 anos e cerca de 20% das pessoas acima dos 40 anos.

Quando pessoas com alopecia arreata esfregavam uma mistura de óleo essencial de alecrim no couro cabeludo todos os dias durante sete meses, 44% apresentaram melhora na perda de cabelo em comparação com apenas 15% no grupo controle, que usava os óleos neutros de jojoba e uva.

3. Pode ajudar a aliviar a dor

Na medicina popular, o alecrim é utilizado como um analgésico leve.

Em um estudo de duas semanas, os sobreviventes de derrame com dor no ombro que receberam uma mistura de óleo de alecrim com compressão por 20 minutos duas vezes ao dia experimentaram uma redução de 30% na dor. Aqueles que receberam apenas apressam tiveram uma redução de 15% na dor.

Além disso, um estudo em animais determinou que o óleo de alecrim era um pouco mais eficaz para a dor do que o acetaminofeno, um medicamento comum para a dor sem receita.

Comprar óleo essencial de Alecrim

4. Repele certos erros

Para deter insetos nocivos que podem morder ou infestar seu jardim, considere o óleo de alecrim como uma alternativa natural aos produtos químicos.

Quando um pesticida à base de óleo de alecrim, EcoTrol, foi pulverizado em tomateiro com efeito de estufa, reduziu a população de ácaros-aranha em 52%, sem prejudicar as plantas.

O alecrim também ajuda a repelir certos insetos sugadores de sangue que podem espalhar vírus e bactérias prejudiciais.

Quando o óleo de alecrim foi medido contra outros 11 óleos essenciais, teve o efeito repelente mais prolongado nos mosquitos Aedes aegypti, que espalharam o vírus Zika. Uma diluição de 12,5% de óleo de alecrim repeliu 100% dos mosquitos por 90 minutos.

Além disso, um spray contendo 10% de óleo de alecrim foi igualmente eficaz como o inseticida químico bifentrina no controle da propagação de carrapatos de patas negras – que abrigam a doença de Lyme – em áreas infestadas de carrapatos no nordeste dos EUA.

5. Pode aliviar o estresse

Muitos fatores podem causar estresse – incluindo exames escolares. A inalação de óleo de alecrim pode ajudar a reduzir a ansiedade do teste.

Quando os estudantes de enfermagem respiravam óleo de alecrim de um inalador antes e durante o tempo de teste, o pulso diminuía cerca de 9% – enquanto nenhuma mudança significativa ocorreu sem o óleo de alecrim.

Como o aumento das taxas de pulso reflete o estresse e a ansiedade a curto prazo, o óleo de alecrim pode reduzir naturalmente o estresse.

Além disso, quando 22 adultos jovens cheiraram o óleo de alecrim por 5 minutos, sua saliva apresentava níveis 23% mais baixos do hormônio do estresse cortisol em comparação com aqueles que cheiravam um composto não aromático.

Níveis elevados de cortisol podem suprimir seu sistema imunológico

Comprar óleo essencial de Alecrim

6. Pode aumentar a circulação

A má circulação é uma queixa comum. Você pode notar mais nas mãos e nos pés.

Se você sentir dedos das mãos e dos pés frios – mesmo em temperaturas relativamente quentes – vale a pena considerar o óleo de alecrim.

Em um estudo, uma mulher com a doença de Raynaud – que prejudica a circulação – massageou as mãos com uma mistura de óleo de alecrim, descobrindo que isso ajudava a aquecer os dedos mais do que um óleo neutro. Esses efeitos foram confirmados por imagem térmica.

Se você tem a doença de Raynaud, os vasos sanguíneos nos dedos das mãos e dos pés se contraem quando você está com frio ou estressado, fazendo com que eles percam a cor e fiquem frios.

O óleo de alecrim pode ajudar expandindo os vasos sanguíneos, aquecendo o sangue para que ele alcance seus dedos das mãos e pés com mais facilidade.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos – mas o alecrim pode ser um experimento interessante e de baixo custo.

7. Pode ajudar a animar você

O óleo de alecrim é comumente usado para tensão mental e fadiga na medicina popular.

Quando 20 jovens adultos saudáveis ​​inalaram óleo de alecrim, eles relataram sentir-se cerca de 30% mais refrescados mentalmente e cerca de 25% menos sonolentos em comparação com o cheiro de um óleo de placebo.

Esse aumento no estado de alerta correspondia a alterações nas ondas cerebrais e aumentos na freqüência cardíaca, respiração e pressão arterial.

A aplicação de óleo de alecrim diluído na pele pode proporcionar benefícios semelhantes, pois pode atingir seu cérebro por esse caminho.

Em um estudo, a aplicação de óleo de alecrim diluído na pele fez com que 35 pessoas saudáveis ​​se sentissem significativamente mais atentas, alertas, enérgicas e alegres após 20 minutos do que quando usavam um óleo de placebo.

Ainda assim, são necessárias mais pesquisas nessa área para confirmar esses resultados.

Comprar óleo essencial de Alecrim

8. Pode reduzir a inflamação das articulações

Evidências preliminares sugerem que o óleo de alecrim pode ajudar a reduzir a inflamação dos tecidos que pode levar a inchaço, dor e rigidez.

Isso pode ser feito ao impedir a migração de glóbulos brancos para tecidos lesionados, a fim de liberar substâncias químicas inflamatórias.

Quando as pessoas com artrite reumatoide receberam massagens de 15 minutos no joelho usando uma mistura de óleo de alecrim três vezes por semana, tiveram uma redução de 50% na dor inflamatória no joelho em duas semanas, em comparação com uma queda de 12% naquelas que não receberam o óleo.

A artrite reumatoide é uma condição autoimune na qual o próprio sistema imunológico do seu corpo ataca tecidos, como joelhos e outras articulações, lesionando o revestimento da articulação e causando inflamação.

Mais pesquisas são necessárias sobre o impacto do alecrim na inflamação.

9-13. Outros usos

Os cientistas estão investigando vários outros usos do óleo de alecrim, mas faltam estudos em humanos.

Os estudos com tubos de ensaio não são equivalentes a pesquisas em humanos que testam óleos essenciais por inalação ou aplicação tópica, que são aceitos para pessoas.

Além disso, alguns estudos em animais administraram óleo de alecrim por via oral, mas isso não é recomendado. Os óleos essenciais não devem ser engolidos.

Ainda assim, o óleo de alecrim pode ser útil para:

– Câncer: o óleo de alecrim tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, que os estudos em tubo de ensaio sugerem que podem combater as células cancerígenas.

– Saúde hepática e digestiva: estudos em animais indicam que o óleo de alecrim pode estimular a liberação da bile, que é importante na digestão de gorduras, e ativar seus próprios mecanismos de defesa antioxidante para proteger seu fígado.

– Intoxicação alimentar: o óleo de alecrim pode ajudar a inibir o crescimento de certas cepas de bactérias que causam intoxicação alimentar. Isso requer o uso de quantidades muito pequenas e precisas de óleo de qualidade alimentar. Não experimente isso em casa.

– Efeitos colaterais de antibióticos: alecrim e outros óleos essenciais podem aumentar a eficácia de certos antibióticos. Isso pode permitir uma dose mais baixa desses medicamentos, o que poderia reduzir os efeitos colaterais

– Resistência a antibióticos: alecrim e outros óleos essenciais podem enfraquecer as paredes celulares de bactérias resistentes a antibióticos – não apenas danificando-as, mas também permitindo a entrada de antibióticos.

14. Fácil de Usar

O óleo de alecrim pode ser inalado ou aplicado topicamente. Como é muito concentrado, você deve usar apenas algumas gotas de cada vez. As garrafas pequenas em que é vendido contêm conta-gotas de plástico que facilitam a distribuição de gotas únicas.

Embora alguns fabricantes afirmem que é seguro engolir ou consumir seus óleos essenciais, não há evidências científicas que apoiem isso – especialmente a longo prazo. Os óleos essenciais nunca devem ser engolidos.

Comprar óleo essencial de Alecrim


O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto perene com folhas em forma de agulha e um aroma amadeirado.

Embora seja mais conhecido como tempero alimentar, é uma das plantas aromáticas e medicinais mais populares do mundo.

O óleo essencial de alecrim – que contém os principais componentes ou essência da planta – é extraído e vendido em pequenas garrafas.

Devido ao uso do óleo de alecrim na medicina popular, muitos cientistas agora estão testando seus potenciais benefícios à saúde.

Embora a maior parte desta pesquisa esteja apenas começando, ela suporta alguns usos tradicionais do petróleo e ilustra possíveis novos usos.

Aqui estão 14 benefícios potenciais e usos do óleo essencial de alecrim.

1. Pode melhorar a função cerebral

Na Grécia e Roma antigas, o alecrim era pensado para fortalecer a memória.

Pesquisas indicam que a inalação de óleo de alecrim ajuda a impedir a quebra da acetilcolina, uma substância química cerebral importante para o pensamento, a concentração e a memória.

Quando 20 adultos jovens foram questionados sobre matemática em uma pequena sala difundida com óleo de alecrim, sua velocidade e precisão aumentaram em proporção direta à duração da difusão do óleo.

Além disso, os níveis sanguíneos de certos compostos de alecrim também aumentaram – ilustrando que o alecrim pode entrar em seu corpo respirando sozinho.

Da mesma forma, os estudantes de enfermagem que respiraram óleo de alecrim durante o teste relataram aumento da concentração e recuperação de informações em comparação com a respiração com óleo de lavanda ou sem óleo essencial.

Outras pesquisas sugerem que respirar alecrim e outros óleos essenciais podem melhorar a função cerebral em idosos com demência, incluindo aqueles com doença de Alzheimer.

Lembre-se de que são necessárias mais pesquisas.

Comprar óleo essencial de Alecrim

2. Estimula o crescimento do cabelo

Um dos tipos mais comuns de perda de cabelo é a alopecia androgenésica, mais conhecida como calvície masculina, embora também possa afetar mulheres (10).

O óleo de alecrim trata a alopecia androgenésica, impedindo que um subproduto da testosterona ataque os folículos capilares, que é a causa dessa condição.

Quando homens com alopecia androgenésica massagearam óleo de alecrim diluído no couro cabeludo duas vezes por dia durante seis meses, eles experimentaram o mesmo aumento na espessura do cabelo que aqueles que usavam Minoxidil (Rogaine), um remédio comum para o crescimento do cabelo.

Além disso, aqueles que usaram o óleo de alecrim relataram menos prurido no couro cabeludo em comparação com o Minoxidil, o que sugere que o alecrim pode ser mais tolerável.

Outra pesquisa indica que o óleo de alecrim pode combater a perda de cabelo irregular, ou alopecia arreata, que afeta até metade da população abaixo dos 21 anos e cerca de 20% das pessoas acima dos 40 anos.

Quando pessoas com alopecia arreata esfregavam uma mistura de óleo essencial de alecrim no couro cabeludo todos os dias durante sete meses, 44% apresentaram melhora na perda de cabelo em comparação com apenas 15% no grupo controle, que usava os óleos neutros de jojoba e uva.

3. Pode ajudar a aliviar a dor

Na medicina popular, o alecrim é utilizado como um analgésico leve.

Em um estudo de duas semanas, os sobreviventes de derrame com dor no ombro que receberam uma mistura de óleo de alecrim com compressão por 20 minutos duas vezes ao dia experimentaram uma redução de 30% na dor. Aqueles que receberam apenas apressam tiveram uma redução de 15% na dor.

Além disso, um estudo em animais determinou que o óleo de alecrim era um pouco mais eficaz para a dor do que o acetaminofeno, um medicamento comum para a dor sem receita.

Comprar óleo essencial de Alecrim

4. Repele certos erros

Para deter insetos nocivos que podem morder ou infestar seu jardim, considere o óleo de alecrim como uma alternativa natural aos produtos químicos.

Quando um pesticida à base de óleo de alecrim, EcoTrol, foi pulverizado em tomateiro com efeito de estufa, reduziu a população de ácaros-aranha em 52%, sem prejudicar as plantas.

O alecrim também ajuda a repelir certos insetos sugadores de sangue que podem espalhar vírus e bactérias prejudiciais.

Quando o óleo de alecrim foi medido contra outros 11 óleos essenciais, teve o efeito repelente mais prolongado nos mosquitos Aedes aegypti, que espalharam o vírus Zika. Uma diluição de 12,5% de óleo de alecrim repeliu 100% dos mosquitos por 90 minutos.

Além disso, um spray contendo 10% de óleo de alecrim foi igualmente eficaz como o inseticida químico bifentrina no controle da propagação de carrapatos de patas negras – que abrigam a doença de Lyme – em áreas infestadas de carrapatos no nordeste dos EUA.

5. Pode aliviar o estresse

Muitos fatores podem causar estresse – incluindo exames escolares. A inalação de óleo de alecrim pode ajudar a reduzir a ansiedade do teste.

Quando os estudantes de enfermagem respiravam óleo de alecrim de um inalador antes e durante o tempo de teste, o pulso diminuía cerca de 9% – enquanto nenhuma mudança significativa ocorreu sem o óleo de alecrim.

Como o aumento das taxas de pulso reflete o estresse e a ansiedade a curto prazo, o óleo de alecrim pode reduzir naturalmente o estresse.

Além disso, quando 22 adultos jovens cheiraram o óleo de alecrim por 5 minutos, sua saliva apresentava níveis 23% mais baixos do hormônio do estresse cortisol em comparação com aqueles que cheiravam um composto não aromático.

Níveis elevados de cortisol podem suprimir seu sistema imunológico

Comprar óleo essencial de Alecrim

6. Pode aumentar a circulação

A má circulação é uma queixa comum. Você pode notar mais nas mãos e nos pés.

Se você sentir dedos das mãos e dos pés frios – mesmo em temperaturas relativamente quentes – vale a pena considerar o óleo de alecrim.

Em um estudo, uma mulher com a doença de Raynaud – que prejudica a circulação – massageou as mãos com uma mistura de óleo de alecrim, descobrindo que isso ajudava a aquecer os dedos mais do que um óleo neutro. Esses efeitos foram confirmados por imagem térmica.

Se você tem a doença de Raynaud, os vasos sanguíneos nos dedos das mãos e dos pés se contraem quando você está com frio ou estressado, fazendo com que eles percam a cor e fiquem frios.

O óleo de alecrim pode ajudar expandindo os vasos sanguíneos, aquecendo o sangue para que ele alcance seus dedos das mãos e pés com mais facilidade.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos – mas o alecrim pode ser um experimento interessante e de baixo custo.

7. Pode ajudar a animar você

O óleo de alecrim é comumente usado para tensão mental e fadiga na medicina popular.

Quando 20 jovens adultos saudáveis ​​inalaram óleo de alecrim, eles relataram sentir-se cerca de 30% mais refrescados mentalmente e cerca de 25% menos sonolentos em comparação com o cheiro de um óleo de placebo.

Esse aumento no estado de alerta correspondia a alterações nas ondas cerebrais e aumentos na freqüência cardíaca, respiração e pressão arterial.

A aplicação de óleo de alecrim diluído na pele pode proporcionar benefícios semelhantes, pois pode atingir seu cérebro por esse caminho.

Em um estudo, a aplicação de óleo de alecrim diluído na pele fez com que 35 pessoas saudáveis ​​se sentissem significativamente mais atentas, alertas, enérgicas e alegres após 20 minutos do que quando usavam um óleo de placebo.

Ainda assim, são necessárias mais pesquisas nessa área para confirmar esses resultados.

Comprar óleo essencial de Alecrim

8. Pode reduzir a inflamação das articulações

Evidências preliminares sugerem que o óleo de alecrim pode ajudar a reduzir a inflamação dos tecidos que pode levar a inchaço, dor e rigidez.

Isso pode ser feito ao impedir a migração de glóbulos brancos para tecidos lesionados, a fim de liberar substâncias químicas inflamatórias.

Quando as pessoas com artrite reumatoide receberam massagens de 15 minutos no joelho usando uma mistura de óleo de alecrim três vezes por semana, tiveram uma redução de 50% na dor inflamatória no joelho em duas semanas, em comparação com uma queda de 12% naquelas que não receberam o óleo.

A artrite reumatoide é uma condição autoimune na qual o próprio sistema imunológico do seu corpo ataca tecidos, como joelhos e outras articulações, lesionando o revestimento da articulação e causando inflamação.

Mais pesquisas são necessárias sobre o impacto do alecrim na inflamação.

9-13. Outros usos

Os cientistas estão investigando vários outros usos do óleo de alecrim, mas faltam estudos em humanos.

Os estudos com tubos de ensaio não são equivalentes a pesquisas em humanos que testam óleos essenciais por inalação ou aplicação tópica, que são aceitos para pessoas.

Além disso, alguns estudos em animais administraram óleo de alecrim por via oral, mas isso não é recomendado. Os óleos essenciais não devem ser engolidos.

Ainda assim, o óleo de alecrim pode ser útil para:

– Câncer: o óleo de alecrim tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, que os estudos em tubo de ensaio sugerem que podem combater as células cancerígenas.

– Saúde hepática e digestiva: estudos em animais indicam que o óleo de alecrim pode estimular a liberação da bile, que é importante na digestão de gorduras, e ativar seus próprios mecanismos de defesa antioxidante para proteger seu fígado.

– Intoxicação alimentar: o óleo de alecrim pode ajudar a inibir o crescimento de certas cepas de bactérias que causam intoxicação alimentar. Isso requer o uso de quantidades muito pequenas e precisas de óleo de qualidade alimentar. Não experimente isso em casa.

– Efeitos colaterais de antibióticos: alecrim e outros óleos essenciais podem aumentar a eficácia de certos antibióticos. Isso pode permitir uma dose mais baixa desses medicamentos, o que poderia reduzir os efeitos colaterais

– Resistência a antibióticos: alecrim e outros óleos essenciais podem enfraquecer as paredes celulares de bactérias resistentes a antibióticos – não apenas danificando-as, mas também permitindo a entrada de antibióticos.

14. Fácil de Usar

O óleo de alecrim pode ser inalado ou aplicado topicamente. Como é muito concentrado, você deve usar apenas algumas gotas de cada vez. As garrafas pequenas em que é vendido contêm conta-gotas de plástico que facilitam a distribuição de gotas únicas.

Embora alguns fabricantes afirmem que é seguro engolir ou consumir seus óleos essenciais, não há evidências científicas que apoiem isso – especialmente a longo prazo. Os óleos essenciais nunca devem ser engolidos.

Comprar óleo essencial de Alecrim

Porque nós o usamos?

É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de “Conteúdo aqui, conteúdo aqui”, fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).

Tags:

Deixe um comentário