Fechar
Benefícios Emocionais Óleo Essencial

Por que usar óleos essenciais para benefícios emocionais?

As emoções são uma parte inevitável do ser humano: não temos escolha e temos de lidar comdezenas de emoções que nos bombardeiam a cada dia. Como cada pessoa experimenta emoções de maneira um pouco diferente, existem muitos métodos para se administrar as emoções. As características revigorantes, calmantes, estabilizadoras, aliviadoras e harmonizadoras dos óleos essenciais tornam-os uma ferramenta viável para combater emoções negativas diariamente.


Uma das coisas mais interessantes sobre o uso dos óleos essenciais no controle do humor é que proporcionam uma solução natural para se lidar com as emoções diárias. Muitos dos métodos para se alterar o humor disponíveis atualmente podem ser questionáveis e até inseguros;
contudo, os óleos essenciais vêm de fontes naturais e portanto proporcionam um jeito natural de melhorar o humor.

BAIXE GRÁTIS E-BOOK INTRODUÇÃO À AROMATERAPIA


Além de serem seguros e naturais, os óleos essenciais também caracteristicamente produzem respostas rápidas. O poder de ação dos óleos essenciais os torna extremamente úteis em produzir resposta mesmo quando é utilizada uma pequena quantidade de óleo.


Com tal poder e versatilidade, os óleos essenciais também podem ser facilmente combinados com outras práticas para benefícios emocionais. Por exemplo, combinar aromaterapia com atividades como massagem, meditação ou até exercícios pode ajudar você a personalizar sua
experiência com os óleos essenciais e lidar com as emoções de um modo saudável.

Como funciona?

Embora a aromaterapia tenha sido usada antigamente para influenciar as emoções, as pesquisas atuais mostram que trata-se de mais que simplesmente uma tradição, e existe uma explicação científica de como os aromas afetam o humor. Sempre que inalamos um aroma como a fragrância de um óleo essencial, o aroma é processado pelo cérebro. Mais especificamente, após a inalação, o aroma é processado no que se conhece como sistema olfativo, ou a parte do cérebro que controla o sentido do olfato. O sistema olfativo está ligado ao sistema límbico, a parte do cérebro que armazena as emoções e as lembranças. Quando o aroma chega ao sistema límbico, o cérebro produz uma resposta com base em nossas memórias associadas com aquele odor em particular. Essa resposta frequentemente causa um fluxo de sentimentos, que podem também ser descritos como uma resposta emocional.


Embora cada pessoa tenha experiências e lembranças diferentes, é possível usar óleos essenciais para produzir uma resposta emocional desejada. Muitos óleos essenciais têm propriedades químicas que os tornam em geral estimulantes ou calmantes. Isso permite escolhermos um óleo essencial com um perfil químico específico com o intuito de provocar uma resposta específica.

Óleos calmantes

Os óleos essenciais com propriedades calmantes podem ser usados para produzir emoções que trazem alívio ou estabilidade.

  • Bergamota
  • Cedro da Vírginia
  • Sálvia
  • Eucalipto (Eucaliptus Globulus)
  • Gerânio
  • Lavanda
  • Vetiver
  • Ylang Ylang

Óleos estimulantes

  • Pimenta Preta
  • Cipestre
  • Toranja
  • Limão
  • Hortelã-Pimenta
  • Laranja

Como você pode ver, existem dezenas de aplicações para os óleos essenciais na vida diária. Esta lista não é completa, mas dá um vislumbre inicial de como os óleos essenciais podem ser usados para melhorar suas tarefas diárias e aprimorar seu estilo de vida. Ao aprender sobre os óleos essenciais e como usá-los segura e eficazmente, você achará fácil incorporá-los em praticamente todos os aspectos do seu dia. Agora que você entende um pouco mais sobre como os óleos essenciais funcionam, use algumas dessas sugestões para ver como o uso dos óleos essenciais pode transformar sua vida, uma gota de cada vez.

Deixe uma resposta

Voltar Para o Topo
%d blogueiros gostam disto: