Fechar
Aromaterapia e as emoções

Aromaterapia e as emoções

O nosso dia a dia é cheio de desafios: um compromisso importante, o cansaço ao correr atrás de uma meta, o estresse no trabalho, o desentendimento no relacionamento, todas essas emoções, se estamos felizes ou tristes, ansiosos ou entediados, afetam a nossa saúde mental e física. E é aí que entra a aromaterapia, que pode ajudar a reequilibrar essas emoções.

Mas vamos entender primeiro, de onde vem essa prática?

A aromaterapia já existe desde as civilizações antigas, onde as pessoas usavam os óleos essenciais para cozinhar, tomar banho, para a pele e outras práticas de bem-estar. Até mesmo em rituais, cerimônias religiosas e sepultamentos. Mas o termo ‘aromaterapia’ só foi oficialmente estabelecido no século XX, quando cientistas começaram a estudar o uso desses óleos. As pesquisas mostraram como o cérebro reage aos aromas e comprovaram como o uso dos óleos essenciais, extraídos das plantas em toda sua potência beneficiam e influenciam as emoções e questões físicas em seres humanos e em animais.

E o melhor? Ela permite autonomia para qualquer um fazer uso das suas infinitas possibilidades, desde que bem usadas, afinal, os óleos essenciais são substâncias naturais formadas pelas moléculas químicas responsáveis pelo aroma das plantas.

Você pode usar difusores de ambiente, automassagem ou, simplesmente, inalar em uma respiração profunda, algumas vezes ao dia, o aroma correto, que você já se sentirá muito melhor. Tudo vai depender da sua preferência. Mas lembre-se, é importante saber que os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente sobre a pele, para não correr riscos de queimaduras e reações alérgicas, ok?

Por fim, cada pessoa é única, por isso não existe um padrão a se seguir, basta entender as suas emoções, conhecer um pouco sobre cada aroma e as diversas técnicas que você pode fazer do seu dia a dia mais leve.

Abaixo, você pode conferir alguns exemplos de aromas e como eles podem beneficiar.

Lavanda: relaxante, muito usado auxiliar na insônia e ansiedade. Também é cicatrizante e antisséptica;

Gerânio: conhecido como o óleo do feminino, auxilia na regulação hormonal e suaviza sintomas da TPM. Também é um regenerador cutâneo;

Hortelã-pimenta: muito útil para tratar desequilíbrios hormonais femininos e, nas emoções, traz vitalidade e clareza mental.

Tea-tree (melaleuca): cicatrizante, bactericida e fungicida. Na cosmética, trata caspa e acne. É muito usado em loções para barba e shampoos.

Ylang-Ylang: de perfume intenso, ele é muito conhecido como um afrodisíaco natural. Tem propriedades que acalmam tensões emocionais e ansiedade, além de ser indicado em casos de cansaço físico e estresse.

Gostou deste post? Siga nossa página para receber conteúdos em primeira mão.

Ah, se decidiu por comprar algum óleo, acesse nosso Portal www.portaldoaroma.com.br.

Deixe uma resposta

Voltar Para o Topo
%d blogueiros gostam disto: