Fechar
Diferença entre Aromatizador e Difusor

Qual a diferença entre Aromatizador e Difusor? E qual a melhor opção?

Aromatizador vs. Difusor, qual a melhor opção? A resposta correta é: depende. Existem aplicações diferentes para necessidades diferentes. São muitos os fatores que podem fazer de um ou de outro a melhor opção para você.

A principal diferença entre um aromatizador e um difusor está no formato. Vamos explicar um pouco de cada um. Assim, você pode decidir, no seu caso, qual é o melhor.

Aromatizadores

aromatizador de aromas para aromaterapia e óleo essencial

Os aromatizadores vêm no formato spray. Para utilizá-los, é preciso borrifar os locais onde se deseja perfumar. Pode ser usado em diversos ambientes ao mesmo tempo. É possível encontrá-lo como home spray.

Muitas pessoas costumam aplicar em travesseiros, cortinas e armários para deixar ambientes específicos da casa aromatizados. É indicado utilizar onde há bastante ventilação.

Aromatizadores costumam ter álcool na composição. O spray se torna como uma nuvem de perfume, se mantendo no ar.

Existe uma técnica de marketing chamada marketing olfativo. É uma maneira que as empresas têm de conquistar os clientes. Alguns mercados utilizam o cheiro de pão fresquinho. Enquanto isso, muitas lojas desenvolvem aromas próprios para conquistar os clientes.

Claro que o consumidor não realiza a compra apenas pelo cheiro. Contudo,  o aroma desenvolvido pode trazer uma sensação de conforto, fazendo com que o cliente se sinta mais a vontade de permanecer na loja observando as mercadorias com mais atenção.

Um caso famoso de marketing olfativo é o da Disney. Os parques contém aromatizadores por toda a estrutura. Os cheiros fazem com que a ambientação de cada espaço seja característica.

Além disso, alguns pontos do parque têm aromatizadores que liberam cheiros de comida em horários estratégicos, como na hora do almoço, por exemplo.

Difusores

Os difusores podem ser encontrados de diversas formas: vidrinhos com varetas, aparelhos elétricos, com ou sem umidificador, colares, para carros etc. É uma infinidade de formatos que compreende o mesmo propósito em diferentes escalas.

Difusor Pessoal

Esses difusores de aroma são, geralmente, em forma de colares. Poucas gotas de óleo essencial são necessárias para o seu tamanho. A finalidade desse modelo de difusor é realizar um tratamento de aromaterapia mais individual.

difusor de aromas para aromaterapia e óleo essencial

Difusor elétrico

Este é o modelo de difusor de aromas de uso mais comum para a aromaterapia, ultimamente. Existem diversos modelos que umidificam o ar ou com a possibilidade de ionização.

Para a aromaterapia, este é o Difusor de Aromas mais seguro, pois liberam o calor ideal para que as propriedades dos óleos essenciais não sejam perdidas. Todavia, pode ser utilizado também para apenas perfumar o ambiente continuamente de maneira delicada.

Difusor para carros

algumas pessoas gostam de utilizar aromatizadores em seus carros. Existe um modelo de difusor elétrico para veículos, que é colocado no encaixe de cinzeiro. 

Difusor com Varetas

Esse modelo de Difusor com Varetas é tradicional, muitos ambientes comerciais utilizam para estarem constantemente aromatizados. 

Para que o efeito deste difusor esteja sempre ativo, as varetas precisam ser constantemente viradas para que o aroma esteja sempre presente. O indicado é virá-las quando estiverem com a ponta seca, colocando a parte seca dentro da solução com o aroma e a molhada exposta ao ar, liberando-o.

difusor de aromas para aromaterapia e óleo essencial

Difusor de Cerâmica

O Difusor feito de cerâmica é um modelo muito comum, mas ultrapassado. Claro que você pode usá-lo. Fica muito legal em decorações de espaços para meditação, por exemplo. Contudo, é importante ressaltar que para fins de aromaterapia, não é um modelo indicado. O difusor de cerâmica libera o aroma através da chama de uma vela. É quase impossível controlar esse calor para que as propriedades dos óleos essenciais permaneçam íntegras.

Conclusão sobre os Difusores e Aromatizadores

Os difusores estão menos atrelados ao propósito de apenas perfumar e mais com a aromaterapia. A terapia requer que o aroma seja sentido e absorvido aos poucos. Esse tipo de aparelho libera de forma contínua, e faz com que a atmosfera pessoal ou do ambiente se transforme.

Portanto, a maior diferença é o formato e como o aroma de cada um é aplicado. Enquanto o difusor libera o aroma aos poucos, o aromatizador solta conforte a própria pessoa pressiona o spray. 

Se você quiser perfumar um ambiente, ambos os modelos são indicados. Se for de maneira mais pontual, o aromatizador pode ser a melhor escolha. Se quiser um aroma de forma contínua e suave, o difusor é uma melhor opção.

Ambos têm opções com essências artificiais ou com óleos essenciais puros. Não existe melhor opção. Tudo depende do seu propósito.

Se você busca por aromatizadores ou difusores de ambiente de qualidade, visite o nosso site.

Temos diversas opções disponíveis para que você deixe o seu espaço perfumado ou realize seu processo de aromaterapia.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog para mais assuntos como esse. Se quiser, deixe aqui nos comentários qual modelo você mais gosta de usar.

Deixe uma resposta

Voltar Para o Topo
%d blogueiros gostam disto: