
A aromaterapia se utiliza de óleos essenciais puros. As propriedades terapêuticas dos elementos naturais agem no organismo, trazendo os mais diversos benefícios. Esses efeitos podem ser direcionados a auxiliar o tratamento de dores e doenças, como dores de cabeça e enxaquecas.
Dores de cabeça podem surgir por diversos motivos: tensões musculares, estresse, fadiga mental, TPM, menopausa, desidratação etc. Por isso, o mais indicado é tentar entender como e porquê essa dor se iniciou.
A grande vantagem da aromaterapia é o não uso de fármacos, que podem ter efeitos colaterais à saúde. Então, se você está com dor de cabeça ou uma enxaqueca pontual, a lista de óleos essenciais a seguir pode te auxiliar no alívio dessas dores.

Índice
1- Lavanda
O óleo essencial de Lavanda é um dos óleos mais versáteis da aromaterapia. A Lavanda funciona como um sedativo natural. Ela tem capacidade de aliviar a tensão do corpo, relaxar a mente, suavizar o cansaço e combater o estresse.
Além disso, pode ser utilizada para regular o sono. Uma dica é pingar algumas gotinhas do óleo essencial de Lavanda na fronha ou travesseiro. Noites sem insônia, um sono reparador pode ser ideal para melhorar casos de dores de cabeça e até enxaquecas constantes.
2- Alecrim
O Alecrim é outra erva muito versátil. Além de servir como um ótimo tempero, o seu aroma favorece diversos aspectos do nosso organismo.
Antigamente, muitas mães e avós recomendavam chá de alecrim para dores de cabeça. Contudo, o aroma do óleo essencial pode ser mais útil e eficaz.
A erva tem propriedades anti inflamatórias, analgésicas e ansiolíticos. Por isso, dores de cabeça causadas por ansiedade, estresse ou por alguns processos inflamatórios, como sinusite, o óleo essencial de Alecrim é indicado.

3- Hortelã
O óleo essencial de hortelã também age como anti inflamatório e analgésico, além de ser um potente descongestionante. O aroma mentolado pode ser utilizado em casos de fadiga mental e dores de cabeça, principalmente causadas por sinusites.
As formas mais indicadas de fazer uso deste óleo essencial é inalar com auxílio de um difusor ou realizar uma massagem relaxante com o óleo essencial diluído em um óleo carreador.

4- Eucalipto
O óleo essencial de Eucalipto, assim como o de hortelã, é bastante indicado para quem está com congestão nasal. Seu aroma ajuda a aliviar os sintomas de sinusite e rinite. Também é eficaz para quem sofre de problemas de pressão arterial alta. A hipertensão, em alguns casos, gera dores de cabeça constantes.
Além disso, as propriedades do óleo essencial de Eucalipto são capazes de eliminar toxinas do organismo, combater fungos e bactérias.

5- Gerânio
O óleo essencial de Gerânio pode ser indicado para casos de mulheres que estão sofrendo com sintomas de TPM, menopausa e ciclos menstruais irregulares. Em muitas dessas situações, a pessoa pode sofrer com dores de cabeça e enxaquecas.
O Gerânio produz um óleo essencial que é analgésico e funciona como regulador do sistema hormonal feminino. Seu aroma combate nervosismo, insegurança e gera um sentimento de alegria e conforto.

6- Cedro
O óleo essencial de Cedro age combatendo irritação e estresse. É bastante indicado, também, para tratamentos respiratórios, a fim de aliviar sintomas de sinusite e bronquite.
Caso a dor de cabeça seja proveniente de irritação, estresse ou sinusite, o óleo de Cedro pode auxiliar no tratamento.

7- Manjericão
O manjericão não serve apenas para temperar receitas culinárias. O óleo essencial de manjericão é utilizado na aromaterapia, geralmente, como expectorante.
Contudo, é muito eficaz para casos de cansaço mental, ansiedade e dores de cabeça.

Bônus: Sinergias!
Sinergias são blends, que geram um composto para agir em uma causa específica. Essa junção é feita a partir de óleos essenciais que têm propriedades desejadas para tratar de um propósito.
O mais indicado é comparar sinergias prontas, feitas por profissionais. Contudo, você pode misturar alguns óleos essenciais eficazes contra dores de cabeça, que são sua preferência e utilizá-los.
Por exemplo, muitas pessoas combinam os óleos essenciais de Alecrim e de Hortelã. Misturam o composto com algum óleo carreador e fazem uma massagem na parte frontal da cabeça para aliviar as dores.
Mas quais as maneiras que posso utilizar esses óleos essenciais? Bom, existem algumas que são simples e eficazes.

I. Difusor
Provavelmente, a maneira mais comum da aromaterapia. Escolha o óleo essencial de acordo com o seu propósito, coloque algumas gotinhas no difusor e o ligue.
O aroma será liberado lentamente, mas em poucos minutos, você já aproveitará dos benefícios.

II. Banho Aromático
Tome um banho, se lavando, antes de começar o processo. Coloque de 6 a 8 gotas do óleo essencial de sua preferência em uma banheira cheia de água. Fique entre 15 e 30 minutos no banho. Evite utilizar sabonetes e tente secar-se naturalmente, para que os óleos essenciais sejam absorvidos pela sua pele.

III. Massagem
A massagem, principalmente em locais tensionados, pode ser muito útil para relaxar e melhorar dores de cabeça. Os locais mais indicados para massagem, em casos de enxaqueca, são: testa, têmporas, nuca e começo das costas.
Para isso, é necessário diluir o óleo essencial em um óleo vegetal carreador. Muitas pessoas utilizam óleo de coco ou óleo de argane, mas você pode optar por outros.

IV. Escalda-pés
Esse método é ótimo após um dia cansativo. É só colocar água morna em uma bacia, despejar algumas gotas do seu óleo essencial de preferência e mergulhar seus pés.
Temos um post em nosso blog ensinando.

V. Ingerir na água
Este, necessita checar a possibilidade com um profissional da área. Alguns óleos essenciais são extraídos com solvente e são impróprios para ingerir desta maneira.
Mas, se for um óleo essencial que possa ser consumido assim, basta pingar algumas gotas na água e tomar durante o dia.
Conclusão
E aí, gostou do conteúdo? Deixe aqui nos comentários se você utiliza algum desses óleos essenciais para combater dores de cabeça e enxaquecas.
Se você tiver interesse em adquirir algum óleo essencial ou produto para aromaterapia, visite nossa loja.