Fechar

Como a aromaterapia pode aliviar enxaquecas e dores de cabeça.

alívio enxaqueca e dor de cabeça

A aromaterapia se utiliza de óleos essenciais puros. As propriedades terapêuticas dos elementos naturais agem no organismo, trazendo os mais diversos benefícios. Esses efeitos podem ser direcionados a auxiliar o tratamento de dores e doenças, como dores de cabeça e enxaquecas. 

Dores de cabeça podem surgir por diversos motivos: tensões musculares, estresse, fadiga mental, TPM, menopausa, desidratação etc. Por isso, o mais indicado é tentar entender como e porquê essa dor se iniciou.

A grande vantagem da aromaterapia é o não uso de fármacos, que podem ter efeitos colaterais à saúde. Então, se você está com dor de cabeça ou uma enxaqueca pontual, a lista de óleos essenciais a seguir pode te auxiliar no alívio dessas dores.

óleo essencial de lavanda para enxaqueca e dor de cabeça

1- Lavanda

O óleo essencial de Lavanda é um dos óleos mais versáteis da aromaterapia. A Lavanda funciona como um sedativo natural. Ela tem capacidade de aliviar a tensão do corpo, relaxar a mente, suavizar o cansaço e combater o estresse.

Além disso, pode ser utilizada para regular o sono. Uma dica é pingar algumas gotinhas do óleo essencial de Lavanda na fronha ou travesseiro. Noites sem insônia, um sono reparador pode ser ideal para melhorar casos de dores de cabeça e até enxaquecas constantes.

2- Alecrim

O Alecrim é outra erva muito versátil. Além de servir como um ótimo tempero, o seu aroma favorece diversos aspectos do nosso organismo. 

Antigamente, muitas mães e avós recomendavam chá de alecrim para dores de cabeça. Contudo, o aroma do óleo essencial pode ser mais útil e eficaz. 

A erva tem propriedades anti inflamatórias, analgésicas e ansiolíticos. Por isso, dores de cabeça causadas por ansiedade, estresse ou por alguns processos inflamatórios, como sinusite, o óleo essencial de Alecrim é indicado.

óleo essencial de hortelã para enxaqueca e dor de cabeça

3- Hortelã

O óleo essencial de hortelã também age como anti inflamatório e analgésico, além de ser um potente descongestionante. O aroma mentolado pode ser utilizado em casos de fadiga mental e dores de cabeça, principalmente causadas por sinusites. 

As formas mais indicadas de fazer uso deste óleo essencial é inalar com auxílio de um difusor ou realizar uma massagem relaxante com o óleo essencial diluído em um óleo carreador.

óleo essencial de eucalipto para enxaqueca e dor de cabeça

4- Eucalipto

O óleo essencial de Eucalipto, assim como o de hortelã, é bastante indicado para quem está com congestão nasal. Seu aroma ajuda a aliviar os sintomas de sinusite e rinite.  Também é eficaz para quem sofre de problemas de pressão arterial alta. A hipertensão, em alguns casos, gera dores de cabeça constantes.   

Além disso, as propriedades do óleo essencial de Eucalipto são capazes de eliminar toxinas do organismo, combater fungos e bactérias.

óleo essencial de gerânio para enxaqueca e dor de cabeça

5- Gerânio

O óleo essencial de Gerânio pode ser indicado para casos de mulheres que estão sofrendo com sintomas de TPM, menopausa e ciclos menstruais irregulares. Em muitas dessas situações, a pessoa pode sofrer com dores de cabeça e enxaquecas.

O Gerânio produz um óleo essencial que é analgésico e funciona como regulador do sistema hormonal feminino. Seu aroma combate nervosismo, insegurança e gera um sentimento de alegria e conforto. 

óleo essencial de cedro para enxaqueca e dor de cabeça

6- Cedro

O óleo essencial de Cedro age combatendo irritação e estresse. É bastante indicado, também, para tratamentos respiratórios, a fim de aliviar sintomas de sinusite e bronquite.

Caso a dor de cabeça seja proveniente de irritação, estresse ou sinusite, o óleo de Cedro pode auxiliar no tratamento. 

óleo essencial de manjericão para enxaqueca e dor de cabeça

7- Manjericão

O manjericão não serve apenas para temperar receitas culinárias. O óleo essencial de manjericão é utilizado na aromaterapia, geralmente, como expectorante.

Contudo, é muito eficaz para casos de cansaço mental, ansiedade e dores de cabeça. 

tratamento para aliviar enxaqueca com aromaterapia e difusores

Bônus: Sinergias!

Sinergias são blends, que geram um composto para agir em uma causa específica. Essa junção é feita a partir de óleos essenciais que têm propriedades desejadas para tratar de um propósito.

 O mais indicado é comparar sinergias prontas, feitas por profissionais. Contudo, você pode misturar alguns óleos essenciais eficazes contra dores de cabeça, que são sua preferência e utilizá-los.

Por exemplo, muitas pessoas combinam os óleos essenciais de Alecrim e de Hortelã. Misturam o composto com algum óleo carreador e fazem uma massagem na parte frontal da cabeça para aliviar as dores.

Mas quais as maneiras que posso utilizar esses óleos essenciais? Bom, existem algumas que são simples e eficazes. 

difusor de óleos e aromas para tratamentos de enxaqueca

I. Difusor

Provavelmente, a maneira mais comum da aromaterapia. Escolha o óleo essencial de acordo com o seu propósito, coloque algumas gotinhas no difusor e o ligue.

O aroma será liberado lentamente, mas em poucos minutos, você já aproveitará dos benefícios.

aliviando enxaqueca e dor de cabeça com aromaterapia

II. Banho Aromático

Tome um banho, se lavando, antes de começar o processo. Coloque de 6 a 8 gotas do óleo essencial de sua preferência em uma banheira cheia de água. Fique entre 15 e 30 minutos no banho. Evite utilizar sabonetes e tente secar-se naturalmente, para que os óleos essenciais sejam absorvidos pela sua pele. 

tratamento natural para enxaqueca e dor de cabeça

III. Massagem 

A massagem, principalmente em locais tensionados, pode ser muito útil para relaxar e melhorar dores de cabeça. Os locais mais indicados para massagem, em casos de enxaqueca, são: testa, têmporas, nuca e começo das costas.

Para isso, é necessário diluir o óleo essencial em um óleo vegetal carreador. Muitas pessoas utilizam óleo de coco ou óleo de argane, mas você pode optar por outros.

massagem com óleos essenciais para alívio de enxaqueca e dor de cabeça

IV. Escalda-pés

Esse método é ótimo após um dia cansativo. É só colocar água morna em uma bacia, despejar algumas gotas do seu óleo essencial de preferência e mergulhar seus pés.

Temos um post em nosso blog ensinando.

alívio de enxaqueca e dor de cabeça

V. Ingerir na água

Este, necessita checar a possibilidade com um profissional da área. Alguns óleos essenciais são extraídos com solvente e são impróprios para ingerir desta maneira.

Mas, se for um óleo essencial que possa ser consumido assim, basta pingar algumas gotas na água e tomar durante o dia.

Conclusão

E aí, gostou do conteúdo? Deixe aqui nos comentários se você utiliza algum desses óleos essenciais para combater dores de cabeça e enxaquecas.

Se você tiver interesse em adquirir algum óleo essencial ou produto para aromaterapia, visite nossa loja.

Deixe uma resposta

Voltar Para o Topo
%d blogueiros gostam disto: