Fechar
foco-aromaterapia-oleo-essencial-dicas

Como melhorar o seu foco com a Aromaterapia

Você sabia que a aromaterapia pode te ajudar a trabalhar e estudar melhor? Alguns óleos essenciais podem ampliar a capacidade de cognição. Algumas plantas têm propriedades que despertam partes do cérebro referentes ao foco, concentração e acabam dispersando um possível cansaço mental.

O mundo está cada vez mais rápido, exigindo mais de cada um. Isso pode fazer com que você queira fazer tudo, mas acabe procrastinando por não ter foco. E está tudo bem. A aromaterapia pode ajudar a aliviar esse estresse, cansaço mental e trazer mais ânimo.

Você pode querer conciliar trabalho com estudos e rotina de casa. Para que não te falte ânimo e concentração, vamos dar algumas dicas de produtos de aromaterapia que você pode encaixar na sua rotina.

Terapia complementar

aromaterapia-foco-terapia-ansiedade

A Aromaterapia não é utilizada apenas em rotinas para que pessoas encontrem uma alternativa. A prática é reconhecida pelo SUS como Prática Integrativa e Complementar. Pode ser bastante eficaz auxiliando casos de transtornos e síndromes, como TDAH, hiperatividade e autismo. 

Importante ressaltar que, em casos infantis, alguns óleos essenciais não são indicados. Além disso, é uma terapia complementar. Os devidos cuidados médicos devem ser tomados simultaneamente à aromaterapia. 

Óleos essenciais

Alecrim

aromaterapia-foco-terapia-ansiedade-alecrim-oleo-essencial

O óleo essencial de Alecrim tem uma versatilidade incrível. Ele tem propriedades que facilitam a concentração e auxiliam na memória. Esse óleo essencial é bastante utilizado para auxiliar na ansiedade, justamente pelo efeito redutor de estresse que apresenta.

Alguns estudos mostram que o Alecrim pode despertar a mente e melhorar a cognição. Para utilizar em difusores, coloque de 5 a 10 gotas do óleo essencial. Caso opte por fazer uma massagem, dilua 1 ou 2 gotas em uma colher de óleo vegetal.

Laranja 

aromaterapia-foco-terapia-ansiedade-laranja-oleo-essencial

O aroma cítrico é estimulante. Alguns aromaterapeutas chamam o óleo essencial de Laranja como “raio de luz”, pela capacidade de animar a pessoa e aliviar o cansaço mental. 

Assim como o Alecrim, a Laranja é utilizada para combater depressão e ansiedade. Esse óleo essencial tem propriedades regeneradoras, que aliviam a agitação mental.

Além do uso comum em difusores e massagens, uma opção para aproveitar dos benefícios desse óleo essencial é colocar uma gotinha dele em um lenço e carregá-lo com você ou esfregar na palma das mãos. 

Hortelã

O aroma da hortelã é intenso e tem a capacidade de despertar. O óleo essencial da Hortelã traz benefícios como clareza mental, foco e bom-humor. É ideal para quem precisa passar por uma jornada de estudos ou trabalho com determinação e concentração.

A indicação de uso é a tradicional. Você pode colocar de 5 a 10 gotas do óleo essencial em um difusor ou diluir 1 gota em uma colher de óleo vegetal para utilizar em massagens.

Olíbano

aromaterapia-foco-terapia-ansiedade-meditacao-oleo-essencial

O óleo essencial de Olíbano carrega uma carga espiritual bastante forte. Antigamente, estava presente em diversos rituais religiosos. Também era uma moeda de troca. É tão valioso e significativo que, de acordo com a história contada na Bíblia, um dos Reis Magos levou consigo incensos de olíbano para presentear Jesus.

Esse óleo essencial é utilizado, principalmente, para praticantes de Yoga e Meditação, que necessitam de serenidade e concentração. O que é exatamente o que o óleo essencial de Olíbano proporciona.  

Patchouli 

Patchouli é bastante usado para perfumaria, por seu aroma forte e amadeirado. Mas pode ser bem empregado na aromaterapia. A planta tem propriedades que liberam hormônios como serotonina e dopamina, o que pode aliviar agitação, raiva e tristeza e gerar um bom humor. 

O óleo essencial também é regenerador, melhora a circulação e oxigenação dos órgãos. Um cérebro com os hormônios corretos circulando, bem oxigenado e com o fluxo sanguíneo certo, é ideal para uma melhor concentração. 

Os óleos podem ser utilizados em difusores de aroma, colares, massagens, banhos aromatizados etc. Aqui no Portal do Aroma, você pode encontrar sinergias e kits para ajudar os seus propósitos.

Kit Foco

O Kit Foco é montado com produtos da Flora Brasil para estimular concentração e atenção. Ele possui um aromatizador de ambientes a base dos óleos essenciais de hortelã-pimenta, alecrim, eucalipto e cedro. É prático para quem não tem um difusor ou quer levar esses aromas para um ambiente específico. 

Contém dois óleos essenciais separados, o de Hortelã e o de Laranja Amarga. Os aromas mentolado e cítrico podem ser usados juntos ou separados. 

Para finalizar, o kit também vem com um óleo vegetal de semente de uva. Esse óleo é ótimo para fazer massagens. Além de ser um super hidratante para pele e cabelos, é utilizado como carreador para diluir os óleos essenciais. Sendo assim, em momentos que você precisa de foco, pode utilizá-lo para fazer uma massagem no pescoço ou nas têmporas com algumas gotas de óleo essencial de Laranja, por exemplo.  

aromaterapia-foco-terapia-ansiedade-kit-oferta-oleo-essencial

Sinergia alegria

Esse produto também é da Flora Brasil. A Sinergia é formada pelos óleos essenciais de tangerina, alecrim e gengibre. Os aromas são estimulantes, proporcionam clareza mental e melhoram a memória. 

Ele realmente traz um up na sua energia, gerando uma sensação de alegria. Mas também é propício para uma melhor cognição. 

O foco mental e ânimo podem vir com a aromaterapia. Utilizando os óleos essenciais na medida correta, você consegue estudar ou trabalhar de maneira produtiva, sem procrastinações.

E aí, gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários se você já utiliza algum dos óleos essenciais.

Caso você se interesse, pode visitar a nossa loja e achar todos esses itens da aromaterapia.

Deixe uma resposta

Voltar Para o Topo
%d blogueiros gostam disto: