Fechar
imunidade-oleos-essenciais-covid-corona

Óleos Essenciais para reforçar sua imunidade

Que os óleos essenciais auxiliam no tratamento de doenças, você já deve saber. Mas, você sabia que também podem ser utilizados como tratamento preventivo, reforçando o seu sistema imunológico?

Pois é! Geralmente, o assunto imunidade relacionado a óleos essenciais é bem recorrente no período de inverno, por ser o momento que diversas doenças respiratórias aparecem ou se agravam. 

Contudo, nos tempos em que estamos vivendo, muitas pessoas estão buscando por mais imunidade em seus organismos.

Independente da estação do ano. A aromaterapia pode auxiliar até nesse fator. 

Óleo essencial de Tea Tree/Melaleuca

A Melaleuca – ou Tea Tree – é bastante utilizada em cosméticos por ser um cicatrizante potente, combatendo espinhas e controlando peles oleosas. Seu óleo essencial, para aromaterapia, é utilizado como um poderoso antiviral e estimulante ao sistema imunológico.

Por isso, muitos pacientes em tratamentos oncológicos e de HIV utilizam o óleo essencial de Tea Tree como auxiliar para a imunidade. Além disso, o composto também é antifúngico, antisséptico, bactericida e anti infeccioso. 

Óleo Essencial de Bergamota

O óleo essencial de Bergamota é bem indicado para quem tem herpes, por ser um ótimo antiviral. Ele também é antisséptico. Por esses fatores, é recomendado para quem está em recuperação de catapora.

Além dessas características, ele age no âmbito mental em questões de medo do desconhecido, vulnerabilidade, perdas e dor. No momento atual, algo que alivie esses sintomas é extremamente necessário.

óleos essenciais de bergamota para imunidade

Óleo Essencial de Tomilho

O Tomilho tem propriedades que são extremamente úteis em períodos famosos por terem alta transmissão de viroses e demais doenças. Isso porque o óleo essencial da erva é bactericida, antifúngico, antiviral, expectorante, neurotônico e imunoestimulante.

A composição desse óleo essencial faz com que seja rico em fenóis. Fator que auxilia a tratar e prevenir viroses, infecções fúngicas, infecções bacterianas. 

óleos essenciais de tomilho para imunidade

Óleo Essencial de Eucalipto

Pode ser um composto ideal para aumentar a imunidade. O óleo essencial de eucalipto é antiviral, antibacteriano, antifúngico e desintoxicante. Além de proteger o ambiente – e quem esteja nele – de fungos e bactérias, ele alivia congestões nasais.

Outro benefício desse óleo essencial é funcionar como um regulador de pressão arterial. Quem sofre de hipertensão pode utilizar o óleo para melhorar essa questão naturalmente. 

óleos essenciais de eucalipto para imunidade

Óleo Essencial de Cedro

O óleo essencial de Cedro é, principalmente, antifúngico e antisséptico. Ele também tem características que auxiliam no metabolismo e no bom desempenho dos órgãos. Parte disso por ser diurético e poder agilizar a eliminação de toxinas do corpo.

Além de tudo isso, ele é um potente expectorante, ajudando no tratamento de doenças respiratórias. 

óleos essenciais de cedro para imunidade

Sinergias

Na aromaterapia, sempre existe a possibilidade de combinar dois ou mais óleos essenciais para que eles trabalhem em sinergia. Juntar alguns desses óleos essenciais citados pode favorecer o fortalecimento da sua imunidade e de quem estiver no ambiente.

Aromaterapia contra o novo Coronavírus

Não existe um tratamento eficaz comprovado contra a doença Covid-19. Mas existem formas de se proteger para que o vírus não chegue até você. Como? Lavar bem as mãos ou utilizar álcool em gel. Inclusive, você pode potencializar o seu álcool em gel.

óleos essenciais para imunidade coronavírus

Para isso, uma opção é adicionar 12 gotinhas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) em 60 ml de álcool em gel. Faz do álcool uma loção antisséptica.  

Um dos sintomas que o novo coronavírus pode causar nos infectados é a dor de cabeça, chegando até a uma enxaqueca. Para combater, você pode utilizar óleos essenciais de:

  • Lavanda: O aroma da Lavanda é um grande coringa na aromaterapia. Ela acalma dores de cabeça, alivia enxaquecas, gera calma e tranquilidade em quem a utiliza.
  • Gerânio: O óleo essencial de Gerânio, além de combater dores de cabeça com suas propriedades analgésicas, traz uma sensação de conforto e alegria ao ambiente.
  • Alecrim: O óleo essencial de Alecrim conta com propriedades anti inflamatórias e analgésicas. É bastante indicado para quem sofre com sinusites e dores de cabeça.
  • Hortelã: Esse óleo essencial pode ser utilizado para aliviar diversos sintomas da infecção do novo coronavírus, dentre elas a dor de cabeça. Mas pode ser útil em casos de febres, dores de garganta, congestão nasal. 
óleos essenciais de lavanda para imunidade

Tanto o óleo essencial de Alecrim quanto o de Lavanda e o de Gerânio também combatem sintomas de ansiedade, depressão e estresse. O psicológico, muitas vezes, afeta o físico. 

Por isso, utilizar óleos essenciais com propriedades ansiolíticas pode ser uma forma de fortalecer a sua imunidade. Principalmente se você tem predisposição a depressão e ansiedade.

Todos esses óleos essenciais podem ser utilizados das mais variadas formas. Se você deseja proteger todo um ambiente, o mais indicado é utilizar difusores de aromas para isso. 

difusor de aromas e óleos essenciais para imunidade

Caso seja para tratar um sintoma existente, você pode optar por diluir um óleo essencial em um óleo vegetal para realizar uma massagem. Alguns óleos essenciais também podem ser adicionados à água para que você beba durante o dia. Porém, verifique antes o tipo de extração feita para obter o produto. Alguns utilizam de solventes e são impróprios para o consumo.

Você também pode fortalecer a sua imunidade aumentando o consumo de água diário, se alimentando de maneira equilibrada, praticando exercícios físicos e dormindo corretamente.

Conclusão

Relembrando que não existem tratamentos com eficácia comprovada para a doença da Covid-19. Protocolos da OMS e Ministério da Saúde devem ser seguidos para prevenção. A aromaterapia pode auxiliar no alívio dos sintomas e fortalecimento da imunidade. 

Caso você sinta algum dos sintomas da doença como febre, tosse seca, cansaço, falta de ar ou dificuldade para respirar, dores de cabeça intensas, dor de garganta, diarreia, perda de olfato e/ou paladar, procure atendimento médico imediatamente. 

Além disso, evite se automedicar. É uma prática perigosa que pode pôr a sua saúde em risco.

E aí, gostou do conteúdo?  Escreva aqui nos comentários como você fortalece a sua imunidade. Usa algum óleo essencial específico? 

Um comentário sobre “Óleos Essenciais para reforçar sua imunidade

Deixe uma resposta

Voltar Para o Topo
%d blogueiros gostam disto: