Facebook Aromatizador para óleo essencial: como escolher o modelo?

Aromatizador para óleo essencial: como escolher o modelo?

Aromatizador para óleo essencial: como escolher o modelo?

1 julho, 2021 Aromaterapia,Difusores

Ter um aromatizador para óleo essencial em casa faz toda a diferença para quem quer deixar o ambiente com um cheiro agradável. 

Além disso, escolher o modelo certo para utilizar com esses compostos naturais é fundamental para manter seus efeitos terapêuticos.

As fragrâncias dos óleos essenciais despertam diversas sensações benéficas no ser humano, agindo diretamente no cérebro. Por isso, eles são usados na aromaterapia e também ajudam nos momentos de descanso e relaxamento. 

Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual o melhor modelo de aromatizador. Saber qual o local que se pretende usar o aparelho, e por quanto tempo, são questões que também devem ser consideradas. 

Por isso, se você ficou interessado em comprar um aromatizador para óleo essencial, mas quer saber mais informações sobre este produto, então acompanhe este texto e saiba como fazer a melhor escolha!

Aromatizador para óleo essencial e difusor de aromas

Em primeiro lugar, é importante entender a diferença entre aromatizador e difusor de aromas. Ambos têm um tipo diferenciado de aplicação, que vai depender de qual é a necessidade do usuário. 

A principal diferença entre o difusor e o aromatizador para óleo essencial está no formato. 

Os aromatizadores têm o formato de um spray e o seu uso consiste na borrifação do produto para deixar o ambiente perfumado. Assim, nem sempre eles contêm óleos essenciais, pois sua principal função é a aromatização do local.

aromatizador para oleo essencial em spray diferenca difusor de aromas
Ao contrário do difusor de aromas, os aromatizadores têm formato de spray, mas fabricantes utilizam o termo de forma livre

Geralmente, as pessoas utilizam os aromatizadores em travesseiros, cortinas e armários, o que deixa os locais com um delicioso perfume. E, claro, ele pode ser usado em vários ambientes. 

Já o difusor de aromas é fabricado em diversas formas, sendo que o elétrico e o ultrassônico são os mais comuns, este último acompanhando a função de umidificador de ar. 

Eles também podem ser encontrados no formato de vidrinhos com varetas, e muitos outros tipos. Entre os principais modelos de difusores estão: 

  • Difusor pessoal: geralmente, estes difusores têm formato de colares, onde bastam poucas  gotas de óleo essencial para a eficiência da fragrância ser exalada. Ele é usado em tratamentos individuais de aromaterapia. 
  • Difusor ultrassônico: é um modelo muito usado na aromaterapia, onde umidifica o ar. Ele não produz calor, para conservar todas as propriedades dos óleos essenciais, de forma que sejam aproveitadas pelo organismo. Ele também é indicado para quem quer apenas perfumar o ambiente.
  • Difusor elétrico: Ele é um pequeno aparelho que é ligado diretamente na tomada, com um recipiente onde se deposita o óleo essencial. Também é indicado para aromaterapia.
  • Difusor para carros:: há a opção de usar o difusor de aromas no carro. Há um tipo de difusor elétrico voltado para veículos, que pode ser inserido no encaixe do isqueiro ou tomada do painel. 
  • Difusor com varetas: o modelo de difusor com varetas é um modelo tradicional, presente em muitos estabelecimentos comerciais. Para exalar a fragrância as varetas devem ser constantemente viradas, sempre que estiverem com a ponta seca. 
  • Difusor de Cerâmica: apesar de ser considerado ultrapassado, o difusor feito de cerâmica é um modelo muito comum. A vantagem é que ele é compacto e seu design combina com várias decorações. Contudo, para a aromaterapia, não é um modelo indicado.

Portanto, os difusores de aromas, muitas vezes chamados de aromatizador para óleo essencial, são muito usados na aromaterapia, absorvendo todas as propriedades dos óleos, liberando de forma contínua, e transformando a atmosfera pessoal ou do ambiente.

Como escolher um aromatizador para óleo essencial?

Como vimos, o termo correto para o aromatizador para óleo essencial seria difusor. Apesar disso, muitos fabricantes utilizam o nome aromatizador quando, na verdade, estão vendendo um difusor de aromas. 

Independente do nome, o aparelho usado para óleos essenciais deve ter as características certas para ser utilizado na aromaterapia. Caso contrário, as propriedades dos óleos são destruídas, e eles perdem o efeito. 

Confira, abaixo, como escolher o modelo ideal.

Difusores indicados para aromaterapia

Um aromatizador para óleo essencial serve para vaporizar os óleos no ar, de forma que mantenha suas propriedades naturais e terapêuticas.

Portanto, este aparelho pode ser usado tanto para perfumar o local com a fragrância escolhida, quanto para a aromaterapia, que aplica os efeitos dessas substâncias naturais no organismo. 

Assim, o melhor difusor para aromaterapia deve preservar as propriedades dos óleos essenciais. Por  isso, aposte nos modelos elétricos ou ultrassônicos, que têm como característica não produzir calor, para não destruir a composição química dos óleos. 

vidro fundo rosa aromatizador para oleo essencial difusor de aromas como escolher aromaterapia

Eles são os mais indicados para essa terapia alternativa, por causa da preservação dos compostos, além do melhor aproveitamento das propriedades terapêuticas deles. 

Essas substâncias são compostos delicados, produzidos pelas próprias plantas e extraídos de forma cuidadosa, para que ofereçam seus benefícios para o organismo humano.

Por causa disso, além de escolher um aromatizador para óleo essencial adequado, também é importante optar por óleos essenciais puros e naturais, como os que você encontra no Portal do Aroma.

Entre os modelos de difusor que oferecemos, estão o aromatizador elétrico, como o Aromatizador Elétrico Original Porcelana. Ele é um aparelho de porcelana desenvolvido e fabricado pela Via Aroma, que viabiliza o uso de essências e óleos essenciais com praticidade, economia e segurança.

Outra opção é o difusor ultrassônico, como o Difusor de Aromas Zen, muito indicado para aromaterapia. Além disso, este modelo oferece diversos outros benefícios para o corpo e o ambiente, como a umidificação e purificação do ar, sendo uma opção mais completa.

O que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais usados nos difusores são produzidos por diversas espécies de plantas e extraídos em laboratório. Eles exalam poderosos perfumes e apresentam propriedades benéficas para o corpo e a mente. 

Existem extratos de diferentes espécies, como a lavanda, alecrim, hortelã, gerânio e muitos outros. Essas substâncias são investigadas pela ciência e há muitos estudos que comprovam sua eficácia. 

Ele agem diretamente no cérebro, no caso do uso por inalação; e também na pele e cabelos, quando é aplicado dessa forma, além de outros usos. 

Por isso, precisam ser utilizados de forma correta, em aparelhos adequados, como o aromatizador para óleo essencial, ou perdem suas propriedades.

Veja mais detalhes sobre o que são os óleos essenciais e como eles funcionam neste artigo do blog do Portal do Aroma

Aromatizador para óleos essenciais não deve ser utilizado com essências sintéticas

Independente do nome do aparelho, seja difusor de aromas ou aromatizador para óleo essencial, os óleos utilizados devem ser naturais e puros, com procedência reconhecida, como os vendidos pelo Portal do Aroma.

No mercado, também é possível encontrar óleos sintéticos, ou seja, feitos em laboratório com substâncias artificiais. Nesse caso, os produtos têm apenas fragrâncias, e não oferecem nenhum efeito da aromaterapia.

vidros pedras velas plantas oleos essenciais naturais diferenca sinteticos portal do aroma

Além disso, o uso de óleos sintéticos também pode gerar riscos de alergia e irritações, pois podem conter substâncias tóxicas. Por isso, o melhor é optar por um óleo essencial natural e de qualidade.

O uso do aromatizador para óleo essencial promove o bem-estar para o organismo e é ideal para a aromaterapia. 
Se você curtiu esse assunto e quer saber um pouco mais sobre aromaterapia, óleos essenciais e afins, continue no blog do Portal do Aroma e leia mais!

Conheça, também, a loja do Portal do Aroma, com as melhores marcas e produtos totalmente naturais!

Tags:

Deixe um comentário