Facebook Óleo essencial de lavanda: saiba para que serve e qual comprar

Óleo essencial de lavanda: saiba para que serve e qual comprar

Óleo essencial de lavanda: saiba para que serve e qual comprar

2 agosto, 2020 Óleos Essenciais,Lavanda

Com um aroma marcante, o óleo essencial de lavanda é um dos mais famosos e utilizados no mercado. E não é para menos, afinal, além do delicioso cheirinho, ele também apresenta importantes propriedades terapêuticas. 

Ele é extraído diretamente da lavanda, planta famosa pelas suas delicadas flores, que exalam um aroma inconfundível. Essa espécie é natural do cerrado mediterrâneo, e cresce na altitude de 600 e 1400 metros.

Com o passar dos anos, foram descobertos os benefícios que o óleo essencial de lavanda pode proporcionar ao corpo e à mente, especialmente utilizado de acordo com a aromaterapia. 

Ele também é um tranquilizante, ajuda a preservar a saúde e a deixar a pele mais firme e bonita!

Se você quer saber mais sobre os principais benefícios do óleo essencial de lavanda, continue lendo este texto. Você vai descobrir o que ele é, para que serve, como usar e como escolher o melhor. Aproveite a leitura!

O que é o óleo essencial de lavanda?

O óleo essencial de lavanda é um composto natural produzido pela própria planta, cujo nome científico é Lavandula angustifolia

Esse extrato tem um dos aromas mais apreciados e por isso é um dos mais procurados no mercado. É um composto natural com alta concentração que exala fragrância, muito usado para perfumar o ambiente e em outros tratamentos, como a aromaterapia. 

planta flor lavanda aromaterapia portal do aroma

Seus efeitos são estudados pela ciência, e foram comprovados em muitos casos. 

Segundo pesquisas do National Cancer Institute, a lavanda tem efeitos positivos até mesmo quando usada como uma terapia alternativa para quem realiza sessões de quimioterapia e radioterapia contra câncer.

E vale lembrar que o óleo essencial de lavanda, assim como outros tipos de óleos essenciais naturais, produz os efeitos estudados pela aromaterapia. Eles são diferentes das essências sintéticas, que apresentam somente o cheiro e podem ser tóxicas, a depender da composição. 

Para que serve o óleo essencial de lavanda

Muitas pessoas têm dúvidas sobre para que serve o óleo essencial de lavanda. E é sobre isso que você vai ler agora. 

Entre as principais propriedades do óleo de lavanda, está o combate aos sintomas da ansiedade e do estresse. 

Ele tem um grande poder relaxante, agindo diretamente no cérebro; ajuda a baixar a pressão arterial, e melhora as funções cardíacas, deixando a pessoa mais calma. 

Ele também tem outros efeitos, como:

  • Antisséptico
  • Anti-inflamatório
  • Bactericida
  • Fungicida
  • Equilíbrio no plano físico, mental e emocional

Confira, abaixo, mais detalhes sobre cada um desses benefícios.

Óleo essencial de lavanda combate a ansiedade

Como você viu anteriormente, o óleo essencial de lavanda é um grande aliado para quem enfrenta problemas com a ansiedade, um dos transtornos mais comuns atualmente. 

Esse benefício é comprovado cientificamente para reduzir os sintomas em pessoas diagnosticadas com ansiedade e que sofrem com distúrbios, tanto no aspecto físico quanto emocional. 

Pesquisas científicas mostram que o óleo essencial de lavanda é eficaz para o tratamento de problemas neurológicos, graças às suas propriedades, que atuam diretamente no sistema nervoso. 

Testes foram feitos em 221 pacientes que sofriam algum tipo de ansiedade. Os resultados mostraram que a lavanda melhorou diversos sintomas, como a inquietação e problemas no sono, e ajudou no aumento do bem-estar e qualidade de vida deles. 

Outro estudo apontou, também, a eficiência do uso da lavanda em mulheres com depressão pós-parto, que tiveram uma melhora significativa. 

A lavanda também ajuda a tratar a insônia e dormir melhor

E por sua função calmante, o óleo essencial de lavanda também ajuda a combater a insônia e garantir uma boa noite de sono. 

De acordo com uma reportagem publicada pela Veja, uma revisão de pesquisas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que o resultado da maioria dos levantamentos apontaram um impacto positivo no sono de pessoas que usam a lavanda. 

mascara vidro flor oleo essencial de lavanda beneficios relaxante insonia dormir portal do aroma

Isso pode ser explicado porque ela reduz os níveis de cortisol, tanto em crianças quanto em adultos, combatendo esse o hormônio do estresse. O resultado são noites de sono mais tranquilas e relaxantes. 

Tranquilização de bebês

Usar o óleo essencial de lavanda também ajuda a tranquilizar os bebês, permitindo que eles durmam melhor e fiquem mais relaxados.

Ela pode ser utilizada tanto para bebês recém nascidos quanto para crianças com idade mais avançada. 

E não apenas para acalmar, mas o produto também contribui para  aumento do apetite e alívio em problemas respiratórios, beneficiando a saúde dos bebês.

Antes de utilizar óleos essenciais em bebês e crianças, recomendamos que um médico seja consultado, pois esses compostos são potentes e alguns não devem ser utilizados nessa faixa etária.

Além disso, condições de saúde próprias de cada criança também devem ser levadas em conta. Por isso, sempre converse com um profissional antes de adotar a aromaterapia.

Benefícios do óleo essencial de lavanda para a pele

Além dos efeitos na saúde apontados acima, o óleo essencial de lavanda também é muito usado no campo da estética, sendo indicado para os cuidados com a pele. 

Esse composto natural tem ação bactericida, cicatrizante e hidratante, que recupera lesões e contribui para manter a pele firme, viçosa e saudável. 

Assim, o óleo de lavanda tem efeitos poderosos para uma pele bonita e renovada: 

  • Adstringente
  • Antioxidante
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Cicatrizante
  • Antisséptico
  • Calmante

É importante saber que o uso do óleo essencial de lavanda não é recomendado para peles muito sensíveis, devido à presença do acetato de linalyl e o linalool em sua composição. Essas substâncias podem agravar a sensibilidade, levando a irritações.

Por isso, pessoas que têm a pele sensível devem conversar com um dermatologista antes de utilizar esse composto na pele.

Alivia o sistema respiratório

Quem sofre com distúrbios respiratórios como asma, bronquite, tosse e congestão nasal também pode contar com o óleo essencial de lavanda. 

A inalação das moléculas aromáticas da lavanda contribui para dissolver muco existente na cavidade nasal, e entra em contato com as células do olfato, que se comunicam com o sistema límbico do cérebro.

O resultado é o alívio dos sintomas e o combate às infecções presentes no corpo, além de ativar o sistema imunológico. 

Óleo essencial de lavanda melhora o astral

Por fim, o óleo essencial de lavanda ajuda a pessoa a ter mais tranquilidade e bem-estar no corpo e no ambiente.

Como ele reduz a ansiedade, ajuda no sono mais tranquilo e ameniza os sentimentos, contribui para o alto astral e a sensação de positividade. 

Assim, uma dica é utilizar o óleo de lavanda próximo da hora do sono, quando mais se precisa de relaxamento.

Como usar o óleo essencial de lavanda?

Existem diversas formas de usar o óleo essencial de lavanda para aproveitar, de forma correta, as suas propriedades. 

Para os efeitos da aromaterapia, ele pode ser usado em difusores ultrassônicos ou elétricos. Eles são aparelhos projetados para esse uso, e preservam as propriedades do óleo.

oleo essencial de lavanda difusor de aromas aromatizador aromaterapia como usar

Para o difusor ultrassônico, pingue de 2 a 3 gotas para cada 100ml de água. No caso do difusor elétrico, não há receita. É possível utilizá-lo puro, pingando 5 gotas no recipiente, ou misturá-lo com água para que dure ainda mais tempo.

Por ser versátil, esse óleo também pode ser misturado com outros óleos essenciais, em especial os cítricos e herbais, para inalação. 

O uso de aparelhos inadequados, como os difusores por calor, não é indicado, pois destroem as propriedades dos óleos, eliminando os seus efeitos.

Ao utilizar o óleo essencial de lavanda na pele, ele deve ser diluído em outros óleos vegetais, para evitar lesões e queimaduras que o composto puro pode causar. O mesmo vale para todos os óleos essenciais, pois são concentrados. 

Para tanto, é possível diluí-lo em óleo de oliva, girassol ou amêndoa.

Por fim, também é possível utilizar o óleo de lavanda misturado à água do banho, em escalda-pés, ou gotejado em um lenço para levar na bolsa ou no bolso. Utilize de duas a três gotas, nesses casos.

Escolha óleo essencial de lavanda natural para comprar

Antes de comprar um óleo essencial de lavanda, é preciso entender que há diferenças entre os produtos naturais e os sintéticos. 

Enquanto os óleos essenciais são substâncias naturais e puramente extraídas de flores, folhas, raízes e caules, um óleo de composto sintético é feito apenas com elementos aromatizadores, para perfumar, sem nenhum efeito terapêutico. 

Além disso, eles também podem conter substâncias tóxicas.

Por isso, é importante que o óleo essencial de lavanda para aromaterapia e usos afins seja o natural. Assim, você vai aproveitar todas as suas propriedades e os seus benefícios. 

E vale ressaltar que a Proteste realizou uma pesquisa com cinco marcas de óleos essenciais naturais. O resultado dos testes é que todos foram bem avaliados, devido à ausência de substâncias tóxicas. 

O Portal do Aroma trabalha apenas com marcas de óleo essencial de lavanda naturais, como o óleo da Phytoterápica,  o da WNF e da Flora Brasil.

Qual é a origem da lavanda?

O nome “lavanda” deriva da palavra em latim, “lavare”, que significa “lavar”. De acordo com estudiosos, o uso mais antigo dessa espécie vegetal foi no antigo Egito, onde o óleo essencial de lavanda fazia parte do ritual de mumificação. 

Também há registros de uso da lavanda pelo homem na Grécia e Roma antigas. Começando na região do mediterrâneo, o óleo foi sendo distribuído e popularizado em países da Europa, como Espanha, Portugal e França.

Com o passar dos anos e os avanços nas pesquisas científicas, ficou cada vez mais claro que a lavanda age positivamente para a saúde física, mental e emocional, em seus diversos usos, seja pela inalação, difusão ou aplicação na pele. 

Gostou de saber mais curiosidades sobre o óleo essencial de lavanda? E que tal conhecer mais sobre outras essências e suas propriedades? Então, siga acompanhando o blog do Portal do Aroma.

Aproveite e conheça a linha completa de lavanda na loja do Portal do Aroma, com preços acessíveis e qualidade reconhecida.

Tags:

Deixe um comentário

Comentários

Boa tarde!
Eu uso 2 gotas de lavanda no travesseiro para ter um sono reparador.
Abraços perfumados.
Mary

Mary - 20 março, 2021

[…] – 2 gotas de Lavanda (confira os prinsipais benefícios); […]

Aromaterapia para dores musculares | Blog Portal do Aroma - 22 fevereiro, 2021