Facebook Difusor para aromaterapia: saiba como escolher e utilizar

Difusor para aromaterapia: saiba como escolher e utilizar

Difusor para aromaterapia: saiba como escolher e utilizar

7 junho, 2021 Aromaterapia,Difusores

Para pessoas que gostam de óleos essenciais e tratamentos naturais, o uso de um difusor para aromaterapia é uma excelente maneira de beneficiar o organismo e com efeitos terapêuticos que agem diretamente no cérebro, sem a necessidade de remédios mais agressivos ao corpo.

Diferente do aromatizador, o difusor é desenvolvido em vários formatos, proporcionando mais formas de uso dos óleos essenciais. Existem os que funcionam como umidificadores, mas também em varetas, elétricos, entre outros.

Se você está pensando em comprar um difusor para aromaterapia, conheça quais são os tipos disponíveis no mercado, como eles funcionam e como fazer a escolha correta. 

Boa leitura!

O que é um difusor de ambiente?

O difusor de aromaterapia, que também pode ser chamado de difusor de aromas ou difusor de ambiente, serve para vaporizar os óleos essenciais no ar, de forma que mantenha suas propriedades naturais e terapêuticas.

Assim, ele pode ser utilizado tanto para perfumar o local com seu aroma de preferência, quanto para auxiliar na aromaterapia, que estuda os efeitos dos óleos naturais no organismo. 

oleos essenciais difusor aromaterapia como escolher portal do aroma
O difusor para aromaterapia permite a utilização de óleos essenciais, mantendo suas propriedades terapêuticas

Com essas substâncias naturais, é possível obter diversos benefícios para a mente e o corpo, de acordo com os preceitos desse campo de conhecimento.

Para quem não sabe, existe uma diferença entre aromatizador e difusor. O aromatizador costuma ter a forma de spray, e a composição das essências inclui a utilização de álcool. Já o difusor de aromaterapia utiliza outras tecnologias para espalhar os aromas e óleos essenciais no ambiente, e não interfere na composição deles.

Além disso, com os difusores, os aromas permanecem no ambiente por mais tempo do que os aromatizadores.

Tipos de difusores para aromaterapia

Existe mais de um tipo de difusor para aromaterapia disponível para comprar no mercado. Os modelos variam de acordo com a forma de funcionamento e tecnologia que empregam, podendo ser elétrico, por umidificação com varetas ou até para carros.

Cada modelo também pode variar de acordo com a capacidade para óleos essenciais, tempo de funcionamento, qualidade da tecnologia, e incluir outras funções além da difusão de aromas, como a de umidificar o ar, ter luzes LED para ambientação e cromoterapia, e outras utilidades.

Pensando nessa gama de possibilidades, conheça os principais tipos de difusor para aromaterapia. Veja quais são e o que mais te interessa:

Difusor elétrico para óleo essencial

Um dos principais tipos é o difusor elétrico para óleo essencial. Geralmente, ele se apresenta como um pequeno aparelho, que contém um recipiente e é ligado diretamente na tomada, sendo bastante prático.

Nesse recipiente, são colocados os óleos essenciais, sem a necessidade do uso de água. Esse modelo de difusor para aromaterapia não utiliza calor para vaporizar o aroma. Por isso, é indicado para fins terapêuticos, pois mantém as propriedades e efeitos dos óleos.

Além disso, ele opera em ciclos de tempo, de forma a economizar o óleo e se manter em funcionamento por mais tempo. Há diversas marcas de difusor para aromaterapia elétrico, que você pode comprar diretamente na loja do Portal do Aroma.

Difusor de aromaterapia ultrassônico com umidificação

Outro tipo é o difusor de aromaterapia ultrassônico, que funciona com água. Ele é semelhante a um umidificador de ar, mas foi pensado especificamente para uso com óleos essenciais.

difusor ultrassonico aromaterapia melhores modelos portal do aroma
Difusor para aromaterapia ultrassônico permite a utilização de óleos essenciais e também oferece outras funções

Esses modelos têm um reservatório para água, onde são diluídos os óleos. Eles funcionam com um disco de metal que vibra em alta velocidade, transformando a água e os óleos em micro gotículas no ar.

O resultado é uma névoa que se dissipa rapidamente no local. Com isso, as propriedades dos óleos são mantidas, assim como seus efeitos terapêuticos.

Dessa forma, esse tipo de difusor para aromaterapia alia, também, os benefícios de um umidificador de ar, combatendo o clima seco que se apresenta em diversas regiões do Brasil, sendo também indicado para ambientes com ar-condicionado.

Para pessoas que sofrem com sinusite ou rinite alérgica, essa é uma opção interessante, já que ele também diminui os agentes fúngicos que causam esses problemas. 

Muitos modelos de difusor ultrassônico também oferecem funções de ionizador de ar, ampliando o combate a agentes alergênicos, e também de luminária LED para ambientação e cromoterapia. Você encontra muitos deles na loja do Portal do Aroma.

Difusor para aromaterapia com varetas

Essa é a versão mais básica do difusor para aromaterapia. Esse modelo conta com recipiente contendo óleos essenciais diluídos em outras substâncias. Dentro dele, são inseridas varetas, que ficam com a extremidade exposta ao ar.

difusor de varetas ambiente essencias portal do aroma
Difusor de varetas também pode conter óleos essenciais, mas composição deve ser analisada

A difusão ocorre por um processo chamado “capilaridade”, onde as varetas “puxam” o líquido para cima, e ele evapora no ar. Da mesma forma que os outros tipos, ele também mantém os efeitos da aromaterapia.

Contudo, é importante escolher os melhores modelos de difusor para aromaterapia com varetas, pois a substância em que os óleos essenciais são diluídos pode alterar as suas propriedades. Conte com as opções disponíveis em nossa loja para fazer a escolha correta.

Difusor por calor não é indicado

Por fim, é possível encontrar no mercado os difusores de aroma que funcionam com a utilização de calor. Geralmente, eles funcionam com uma vela acesa abaixo do recipiente.

Esse tipo de difusor não é indicado para aromaterapia, pois o calor destrói as propriedades dos óleos essenciais, eliminando seus efeitos terapêuticos.

Qual o melhor difusor para aromaterapia?

Para escolher o melhor difusor para aromaterapia, o mais importante é se atentar aos modelos que preservam as propriedades dos óleos essenciais, como os que citamos aqui. Assim, aposte nos elétricos ou ultrassônicos.

oleos essenciais difusor aromaterapia como escolher portal do aroma(1)
No difusor ultrassônico, os óleos essenciais são diluídos em água e transformados em vapor frio

Qualquer um deles é indicado para essa terapia alternativa, pois preservam a estrutura dos óleos essenciais. Essas substâncias são delicados compostos produzidos por plantas e extraídos de forma cuidadosa para que ofereçam seus benefícios para o organismo humano.

Por isso, para utilizar a aromaterapia com difusores, é preciso escolher modelos que preservem a estrutura química dos óleos. Além disso, é importante optar por óleos essenciais puros e naturais, como os que você encontra no Portal do Aroma.

Os óleos sintéticos não têm efeito terapêutico.

Se você busca por uma boa relação custo-benefício no seu difusor para aromaterapia, a opção indicada é o difusor elétrico, que dissipa com mais intensidade os óleos essenciais pelo ambiente de casa. 

Outra opção é o difusor ultrassônico, que também é indicado para aromaterapia, além de oferecer diversos outros benefícios para o corpo, como a umidificação e purificação do ar, sendo a opção mais completa.

Confira os modelos de difusor para aromaterapia do Portal do Aroma

No Portal do Aroma, você encontra todos os tipos de difusor para aromaterapia, com diversos modelos de marcas reconhecidas, em várias faixas de preço. 

Conheça nossos difusores ultrassônicos, como o Hathas Drift Air, um modelo completo, com funções de umidificação e purificação do ar, além de luminária LED com diversas opções de cor e intensidade de luz.

Aproveite, também, para conferir nossos difusores elétricos, como o Difusor Elétrico Standard, da Via Aroma, com preço acessível e qualidade reconhecida.
E continue no blog do Portal do Aroma para saber mais sobre os benefícios da aromaterapia, óleos essenciais e produtos naturais para a saúde, bem-estar e beleza!

Tags:

Deixe um comentário