Facebook

Óleo essencial para foco: aromaterapia ajuda na concentração

Óleo essencial para foco: aromaterapia ajuda na concentração

24 fevereiro, 2021 Óleos Essenciais,Aromaterapia

Você sabia que a aromaterapia pode te ajudar a trabalhar e estudar melhor? Existem muitos tipos de óleo essencial para foco, que atuam sobre a concentração e cognição. Algumas plantas têm propriedades que despertam partes do cérebro referentes a essas funções, além de ajudarem a diminuir o cansaço mental.

O mundo está cada vez mais rápido, exigindo mais de cada um. Isso pode fazer com que você queira fazer tudo, mas acabe procrastinando por não ter concentração. E está tudo bem. A aromaterapia pode ajudar a aliviar esse estresse, cansaço mental e trazer mais ânimo.

O óleo essencial atua diretamente no sistema límbico, parte do cérebro humano que fica próximo do hipotálamo e que é responsável pela produção de neurotransmissores, como a serotonina e endorfina, responsáveis pelo humor e disposição. 

Ao usar óleos essenciais para concentração, o organismo reage aos compostos naturais das plantas de forma a otimizar essa capacidade do cérebro.

Aromaterapia é reconhecida pelo SUS como terapia complementar

Aromaterapia não é uma crença esotérica, como muitos podem pensar. Ela é reconhecida pelo SUS como Prática Integrativa e Complementar. Assim, pode ser bastante eficaz, até mesmo, para auxiliar casos de transtornos e síndromes, como TDAH, hiperatividade e autismo.

profissional pulso oleos essenciais aromaterapia reconhecida sus portal do aroma

Esses compostos são potentes e têm efeitos reais. Por isso, é importante ressaltar que alguns óleos essenciais não são indicados para crianças. Além disso, eles são uma terapia complementar. Os devidos cuidados médicos devem ser tomados simultaneamente à aromaterapia.

Óleo essencial para foco: conheça os mais indicados

Os efeitos dos óleos essenciais atingem diretamente o cérebro humano e proporcionam diferentes sensações no corpo. Alguns tipos são mais indicados para melhorar o foco, a concentração e até mesmo para diminuir o cansaço mental, ajudando na produtividade.

Veja quais são os óleos essenciais mais indicados para concentração e que podem ajudá-lo a melhorar durante o trabalho e estudo:

Alecrim

O óleo essencial de alecrim tem uma versatilidade incrível. Ele tem propriedades que facilitam a concentração e auxiliam na memória. Por isso, ele é indicado como óleo essencial para foco, pois reúne efeitos positivos para esse fim.

Esse composto natural também é bastante utilizado para auxiliar na ansiedade, justamente pelo efeito redutor de estresse que apresenta. Dessa forma, também auxilia na redução do cansaço mental.

Estudos mostram que o alecrim tem efeito especial na melhora da memória. 

O jornal BBC entrevistou o professor Mark Moss da Universidade de Northumbria, que realiza pesquisas sobre o uso dessa planta para os cuidados com a concentração e memorização, e concluiu que, de fato, o composto tem esse efeito no corpo.

Como usar óleo de alecrim para concentração?

Para utilizar em difusores, coloque de cinco a 10 gotas deste óleo essencial para foco. Caso opte por fazer uma massagem, dilua uma ou duas gotas em uma colher de óleo vegetal.

Na loja do Portal do Aroma, você encontra as melhores marcas de aromaterapia. Trabalhamos com óleos essenciais de alecrim da Phytoterápica, Via Aroma, Tisserand e outras empresas de qualidade reconhecida.  

Laranja é um óleo essencial para foco

O aroma cítrico é estimulante. Alguns aromaterapeutas chamam o óleo essencial de laranja como “raio de luz”, pela capacidade de animar a pessoa e aliviar o cansaço mental.

pote de vidro oleo essencial para foco laranja portal do aroma

Assim como o alecrim, a laranja é utilizada para combater depressão e ansiedade. Além disso, esse óleo essencial tem propriedades regeneradoras, que aliviam a agitação mental. Por isso, ele também é indicado como óleo essencial para foco.

É um tipo de óleo indicado para todas as idades, mas possui propriedades especiais principalmente para as crianças. Ajuda na concentração dos pequenos, no estímulo necessário para o desenvolvimento e até mesmo para diminuir sintomas de cansaço.

Como utilizar o óleo essencial de laranja

Além do uso comum em difusores e massagens, uma opção para aproveitar os benefícios desse óleo essencial é colocar uma gotinha dele em um lenço e carregá-lo com você, ou esfregar nas palmas das mãos.

Ele pode ser usado também em difusores de aroma. Para isso, basta colocar de duas a três gotas para cada 100ml de água.

Em hipótese alguma use diretamente na pele, pois óleos naturais são compostos concentrados que podem causar queimaduras e lesões. O mais indicado é misturar em outros óleos, como de oliva, cremes corporais neutros ou argilas desenvolvidas para a pele. 

Na loja virtual do Portal do Aroma você encontra diversas opções de óleos essenciais de laranja, como da Phytoterápica ou Via Aroma.

Óleo essencial para foco: hortelã

O aroma da hortelã é intenso e tem a capacidade de despertar. Ele também pode ser utilizado como um óleo essencial para foco, trazendo benefícios como clareza mental, concentração e bom-humor. 

É ideal para quem precisa trabalhar ou estudar, ampliando a determinação e concentração.

Como utilizar o óleo de hortelã

A indicação de uso é a tradicional. Você pode colocar de cinco a 10 gotas do óleo essencial de hortelã em um difusor de 500ml, ou diluir uma gota em uma colher de óleo vegetal para utilizar em massagens.

Se você está em busca de melhorar a sua concentração principalmente enquanto estuda e trabalha, pode adquirir óleos de hortelã da By Samia.

Óleo de olíbano também amplia a concentração

O óleo essencial de olíbano carrega uma carga espiritual bastante forte. Antigamente, estava presente em diversos rituais religiosos, e também era uma moeda de troca. 

pote de vidro oleo essencial para foco olibano portal do aroma

É tão valioso e significativo que, de acordo com a história contada na Bíblia, um dos Reis Magos levou consigo incensos de olíbano para presentear Jesus.

Esse óleo essencial para foco é utilizado, principalmente, para praticantes de yoga e meditação, que necessitam de serenidade e concentração, efeitos que o olíbano proporciona de forma intensa.

Como utilizar esse óleo essencial para foco

O uso do óleo essencial para foco de olíbano é feito por meio de difusores de aroma, com apenas duas ou três gotas misturadas em água filtrada, ou também em aromatizadores elétricos, com capacidade para até 10 gotas no receptáculo.

Caso queira usar na pele, o ideal é misturar com outros produtos naturais, nunca diretamente no rosto ou corpo. Aposte em cremes corporais neutros, cosméticos sem aroma ou dilua na própria água para passar na epiderme. 

Você encontra o óleo de olíbano da Phytoterápica e da Via Aroma em nossa loja.

Patchouli também é um importante óleo essencial para foco

O patchouli é bastante usado na perfumaria, devido ao seu aroma forte e amadeirado. Além disso, ele também tem efeitos conhecidos na aromaterapia. 

A planta estimula a liberação de hormônios como serotonina e dopamina no cérebro, promovendo a diminuição da agitação, raiva e tristeza, gerando bem estar.

Ele também é regenerador, melhora a circulação e a oxigenação dos órgãos. Um cérebro com os hormônios corretos circulando, bem oxigenado e com o fluxo sanguíneo certo, é ideal para uma melhor concentração.

Por isso, o patchouli também é uma indicação como óleo essencial para foco.

Como utilizar o óleo essencial de patchouli

Os óleos podem ser utilizados em difusores de aroma, colares, massagens e banhos aromatizados. Aqui no Portal do Aroma, você pode encontrar sinergias e kits para ajudar os seus propósitos.

Se você quer um óleo essencial com maior volume e tempo de duração, o da By Samia, com 10ml, é o mais indicado. Porém, se não precisa de tanto, aposte na versão da Phytoterápica, com 5ml. 

Lembramos que esses produtos rendem bastante, pois duas gotas em um difusor já são suficientes para horas de funcionamento.

Óleo essencial de tomilho ajuda a clarear a mente

Para pessoas que têm dificuldade de concentração para trabalhar ou estudar, um óleo essencial para foco bastante indicado é o de tomilho. 

Ele ativa as células cerebrais e otimiza a memória, fazendo com que a percepção e concentração sejam ativadas. Assim, é um composto muito indicado para quem precisa clarear a mente e quer permanecer concentrado em uma atividade específica.

Possui, também, efeitos que aliviam sintomas da depressão, servindo como um tratamento alternativo. Lembramos que a depressão clínica deve ser tratada por profissionais da área da saúde mental, e a aromaterapia é apenas um auxílio que pode ser adotado simultaneamente.

Como utilizar esse óleo essencial para foco

Assim como os outros óleos essenciais, o de tomilho pode ser usado em difusores elétricos ou ultrassônicos. Se você tem o primeiro, pingue 10 gotas no reservatório. 

Caso tenha um difusor ultrassônico, coloque apenas duas ou três gotas no compartimento, para cada 100ml de água.

É possível, também, pingar duas a três gotas em um lenço e mantê-lo próximo a você, enquanto estuda, trabalha ou até mesmo na sua rotina matinal, durante outras atividades.

No Portal do Aroma, você acha esse óleo essencial para foco das marcas Flora Brasil e Phytoterápica, ambas reconhecidas por sua qualidade. 

Lemongrass atua na mente e é ideal para estudar

O lemongrass, que também é chamado de erva-cidreira, é ótimo para quem deseja estudar e manter a sua concentração intacta durante esse período, sendo mais um óleo essencial para foco. 

pote de vidro oleo essencial para foco lemongrass cidreira portal do aroma

Ele é um estimulante natural da corrente sanguínea, fazendo com que o oxigênio circule pelo corpo e traga uma sensação de bem-estar para o organismo. Esse composto também combate as dores musculares, inchaços nas pernas e é auxiliar para tratamento da fibromialgia.

Quem precisa estudar ou trabalhar por muito tempo pode contar, também, com esse óleo essencial. A oxigenação do sangue proporcionada por ele o torna especialmente indicado para melhorar a memória e concentração.

Como utilizar o óleo essencial de lemongrass

O uso do lemongrass é muito semelhante aos outros óleos essenciais. É possível diluí-lo em aromatizadores com apenas cinco gotas e 10 de água, ou apenas de duas ou três gotas misturadas com 100ml de água em difusores.

Para uso na pele, é necessário também misturá-lo com outros produtos e não usá-lo puro, diretamente no rosto ou no corpo. Óleos corporais ou são boas opções para se diluir esse tipo de essência natural. 

Você encontra, no Portal do Aroma, óleos essenciais para foco de lemongrass nas marcas Phytoterápica e WNF.

Sinergia alegria

A Sinergia Alegria, da Flora Brasil, é composta pelos óleos essenciais de tangerina, alecrim e gengibre. Os aromas são estimulantes, proporcionam clareza mental e melhoram a memória.

Ele realmente promove um aumento na energia e gera uma sensação de alegria. Além disso, também é propício para uma melhor cognição e para trazer o sentimento de bem-estar. 

Essa mistura de óleos essenciais é ótima para pessoas que querem fazer aromaterapia, que ajude na concentração e foco, sem mesmo sair de casa.

A importância de descansar para manter o foco

Naturalmente, usar um óleo essencial para foco não é a única opção para quem precisa melhorar a concentração. É fundamental descansar bem, ter uma rotina saudável de sono e respeitar os limites do organismo para ser produtivo no cotidiano. 

Estudos sobre a relação entre a concentração e o descanso mental apontaram que a quantidade de horas de trabalho nem sempre significam que esse período foi produtivo. 

Pelo contrário, especialistas afirmam que mudar o foco da mente em intervalos regulares auxilia na oxigenação e descanso do cérebro, tornando-o mais preparado para o trabalho ou estudos.

mulher bracos para cima importancia do descanso para manter o foco aromaterapia portal do aroma

As pessoas precisam descansar de maneira adequada para se sentirem bem energizadas e conseguir produzir com qualidade. Sem isso, as atividades não serão frutíferas e a mente pode ficar dispersa.

Esse tipo de atenção com o próprio corpo é importante para se manter uma vida saudável, com rotinas que sejam agradáveis e o mais livre de estresse possível.

Óleos essenciais para relaxar a mente

Para quem precisa dar mais atenção a esses momentos de descanso, também existem óleos essenciais que ajudam a relaxar a mente após um dia agitado, quando o cérebro está precisando de descanso.

Os óleos de gerânio e lavanda estão entre os mais indicados para isso, pois têm propriedades tranquilizantes para o cérebro e auxiliam na sensação de bem-estar. Com isso, problemas como insônia e ansiedade também são reduzidos.

É importante destacar que esses óleos não devem ser usados para fins de concentração. Como eles estimulam o nosso cérebro a liberar substâncias tranquilizantes, pode diminuir o foco e atrapalhar em atividades que exigem mais atenção.

No Portal do Aroma, você encontra os óleos essenciais de gerânio e de lavanda da Via Aroma.

Exercícios para aumentar o foco mental

Além do uso de óleos essenciais para foco e o devido cuidado com o descanso, também é possível praticar exercícios que ajudam na concentração.

A revista Exame publicou um artigo em que duas atividades são recomendadas pelos especialistas, o mindfulness comum e o mindfulness de respiração.

Para a primeira atividade de mindfulness é necessário estar de olhos fechados e concentrar-se no seu corpo durante três minutos. Coloque um despertador ou cronômetro para ajudá-lo nessa contagem. 

Com isso, é possível melhorar a concentração.

O outro exercício indicado é o mindfulness de respiração. Para ele, interrompa qualquer atividade e preste atenção em seu próprio corpo, permitindo que a mente divague. Quando perceber que ela está se distraindo sozinha, volte e se concentre novamente no organismo.

Conclusão

Concentração e ânimo podem ser estimulados com a aromaterapia. Utilizando as indicações de óleo essencial para foco e descanso, na medida correta, você consegue estudar ou trabalhar de maneira mais produtiva, reduzindo a procrastinação.

E aí, gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários se você já utiliza os óleos essenciais.

Caso você se interesse, pode visitar a loja do Portal do Aroma e achar todos esses itens da aromaterapia.

Tags:

Deixe um comentário