Facebook Óleo essencial de gerânio: benefícios incluem alívio da TPM - Blog Portal do Aroma

Óleo essencial de gerânio: benefícios incluem alívio da TPM

Óleo essencial de gerânio: benefícios incluem alívio da TPM

18 junho, 2021 Óleos Essenciais,Gerânio

O óleo essencial de gerânio é um dos mais populares entre as mulheres. E não é para menos! Afinal, ele é famoso por suas propriedades que atuam no equilíbrio hormonal feminino, minimizando os sintomas da TPM. Por isso é conhecido como o óleo do feminino.

Além disso, ele também tem outras funções, como proporcionar a sensação de bem-estar, e outros benefícios cosméticos, como melhorias na pele.

Cultivado em larga escala, o gerânio é um grupo de plantas da África do Sul, chamado de Pelargonium graveolens, e também conhecido como malva silvestre.

Suas flores têm um curto ciclo, e podem permanecer vivas por muitos anos. Geralmente, o florescimento ocorre durante a primavera e o verão.

Com seu aroma delicado e marcante, o óleo essencial de gerânio é excelente para quem quer uma maior conexão com a energia. Veja mais detalhes sobre este poderoso produto!

Benefícios do óleo essencial de gerânio

Como você viu na introdução deste texto, o óleo essencial de gerânio tem diversos benefícios para quem o usa.

Um dos principais são as suas propriedades para a saúde mental e emocional, ajudando no equilíbrio da mente.

Mas ele também é um grande aliado para a saúde física, sobretudo atuando no equilíbrio dos hormônios femininos e diminuindo os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

E ele não age apenas na saúde, o óleo de gerânio também é ótimo para a pele, a deixando mais firme, viçosa e saudável.

Veja, abaixo, como esses grandes benefícios do óleo essencial de gerânio são gerados.

Regulação de hormônios femininos

Muitas mulheres sofrem com pelo menos um dos sintomas nada agradáveis da TPM. E por isso o uso do óleo essencial de gerânio é muito indicado.

A razão é que ele funciona como um regulador do sistema hormonal nas mulheres.

mulher cama tpm oleo essencial de geranio beneficios portal do aroma

Suas propriedades eliminam toxinas presentes no corpo, resultando em uma redução nos inchaços e retenção de líquidos, com resultados comprovados por estudos científicos. Elas também agem estimulando o sistema linfático, ativando as células de defesa do organismo.

Os benefícios do óleo essencial de gerânio também incluem a regulação hormonal de mulheres que estão na fase da menopausa, amenizando os sintomas típicos, como suor intenso, irritabilidade e alteração no sono.

Óleo essencial de gerânio traz benefícios para a pele

No campo da estética, o óleo de gerânio também tem diversos benefícios, especialmente para a pele.

Ele ajuda no equilíbrio da oleosidade natural, o que deixa a pele mais firme, e é ideal para pessoas que apresentam a pele oleosa ou mista.

O óleo essencial de gerânio também tem ação cicatrizante, antisséptica e anti-inflamatória. Assim, é um perfeito aliado no tratamento de acne, infecções, irritações e inflamações na pele.

Benefícios para o bem-estar

Por fim, o óleo essencial de gerânio atua no equilíbrio da mente  e reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Assim, ele proporciona ânimo e o bem-estar ao usuário.

De acordo com a aromaterapia, ele é um óleo que produz a sensação de segurança, acolhimento e estabilidade emocional, agindo no sistema límbico cerebral.

Como usar o óleo essencial de gerânio

Após saber mais sobre o óleo essencial de gerânio, veja mais detalhes de como usar esse produto, tão benéfico para a estética e a saúde.

Assim como outros tipos de óleos essenciais, ele age diretamente no cérebro e por meio de sua fragrância, leva seus efeitos direto para o organismo.

Existem diversas formas de usar o óleo essencial de gerânio, incluindo por difusor de aromas, aromatizadores, massagem corporal, por inalação direta, ou aplicado diretamente na pele e em banhos terapêuticos.

vidro esponja folhas oleo essencial de geranio como usar portal do aroma

E o seu uso depende de qual é o efeito desejado, seja na aromaterapia, ou usado apenas para perfumar um ambiente.

Mas vale lembrar que antes de partir para o uso do óleo essencial, é importante que se tenha um acompanhamento com um especialista, que indicará a melhor forma de usar o produto, para alcançar o resultado desejado.

Veja, a seguir, como usar o óleo essencial de gerânio de diferentes maneiras.

  • Difusor ultrassônico: para ter uma melhor experiência e aproveitamento dos benefícios do óleo essencial de gerânio, basta usar um difusor de aromas. Ao pingar algumas gotas desse produto diariamente, a difusão da essência é instaurada no ambiente e permanece por mais tempo.
  • Aromatizador: semelhante ao difusor, os aromatizadores também exalam a fragrância pelo ambiente. Mas o seu diferencial é que o formato de spray diminui o tempo e a duração do perfume.
  • Massagem: as massagens corporais com o uso do óleo de gerânio dão um efeito potencializador ao corpo. Mas ao passar na pele, ele deve ser diluído com outro tipo óleo como o de coco ou girassol, por exemplo. O uso do óleo puro pode causar lesões e queimaduras na pele.
  • Banhos com óleos: outra forma de usar o óleo de gerânio é por meio de banhos, em banheira ou bacia. Neste caso, o indicado é ficar de repouso sob a água, enquanto os elementos naturais agem no corpo.

O Portal do Aroma trabalha com óleo essencial de gerânio de marcas confiáveis, naturais e puros, que proporcionam os diversos benefícios para a saúde e beleza de seu corpo. Confira todas as opções na loja online.

Origem do gerânio

O óleo essencial de gerânio é, como sugere o nome, extraído do gerânio, geralmente da espécie Pelargonium graveolens.

No total, são cerca de 300 espécies de gerânio, e muitas têm origem nas regiões temperadas e tropicais de altitude. E vários tipos são cultivados com o intuito de ornamentação ou para extrair tanino e tinturas.

Essas plantas são nativas da África do Sul, mas foram introduzidas na Europa no ano de 1690. A indústria de perfumes na França iniciou o cultivo da espécie e fabricou o primeiro “óleo de Gerânio-rosa”.

Devido ao seu poder de ação ação cicatrizante, antisséptica e anti-inflamatória, inicialmente,  o óleo de gerânio foi usado como remédio para tratar ferimentos, fraturas, tumores e cólera.

planta flores geranio oleo essencial para que serve portal do aroma

Nessa mesma época, os franceses adotaram a crença de que o gerânio também ajudava a afastar maus espíritos.

Mais tarde, no século XIX, iniciou-se a produção industrial do óleo essencial de gerânio, na região da ilha Reunião, antigamente conhecida como Bourbon.

A primeira espécie utilizada, segundo estudiosos, foi a Pelargonium capitatum, planta de menor tamanho, mas com grande florescimento.

Contudo, já no século XX, o Marrocos começou a competir na produção de óleo de gerânio em grande escala.

Atualmente, a planta dá origem não apenas ao óleo essencial de gerânio, mas também a compostos de fragrância para a produção de perfumes, sabonetes e outros produtos. Há aproximadamente 700 variedades de gerânio, com subtipos para cada espécie, mas apenas dez são usadas na produção do óleo essencial.

Conclusão

O uso do óleo essencial de gerânio ajuda na promoção do bem-estar para o organismo, de acordo com as técnicas da aromaterapia, protege a saúde, e ajuda na beleza pele, sendo um produto indicado para diversas finalidades, especialmente para o equilíbrio hormonal feminino e combate da TPM.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber um pouco mais sobre aromaterapia e óleos essenciais,  acompanhe outros posts no blog do Portal do Aroma e leia mais!

Conheça, também, a loja do Portal do Aroma, com as melhores marcas de óleos e difusores de aroma e produtos totalmente naturais!

Tags:

Deixe um comentário

Comentários

[…] plantas em casa é uma terapia. Além de dar um toque especial para o ambiente, os seus óleos essenciais e fragrâncias são excelentes para o organismo humano. A Pelargonium peltatum é um charme! […]

Plantio de gerânio: como cuidar dessa planta da forma ideal? - 5 julho, 2021