Facebook Óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) - Blog Portal do Aroma

Óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca)

Óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca)

2 julho, 2020 Óleo Essêncial

História do Óleo Essencial de Tea Tree

Tea Tree é um antigo remédio aborígine (Australiano). O povo bundjaling usava as folhas esmagadas como cataplasma para feridas infeccionadas e problemas de pele. Foi chamada de Tea Tree (árvore do chá) quando o capitão Cook e seus marujos ferveram as folhas para variar o seu chá cotidiano e descobriram uma bebida agradável e picante.

É um dos óleos essenciais mais pesquisados cientificamente e, em 1925, W. R. Penfold, um químico do governo australiano, foi o primeiro a publicar o fato de que o óleo de Tea Tree é 13 vezes mais forte do que o Fenol e o Ácido Carbônico. Em 1930, um artigo do Medical Journal of Austrália comentou sobre a sua eficácia como agente germicida. Em 1937, descobriu-se que pus, sangue e outros fluidos orgânicos de fato, ao serem tratados com a Melaleuca, diminuíam a infecção, aumentando assim o conhecimento do poder antisséptico do óleo em 10 a 12%. Após a Segunda Guerra Mundial, o interesse pelo óleo diminuiu com a difusão do uso do antibiótico, mas desde então o óleo de Tea Tree tem sido estudado por muitos povos, e se poderia dizer que se tornou a cura milagrosa dos anos 1990.

Para comprar, clique aqui

Aspectos Botânicos do Tea Tree:

Trata-se de uma árvore aromática, pertencente à família das Mirtáceas (igual ao eucalipto) caracterizada por apresentar uma altura de 5 a 7 metros; possui folhas pontiagudas, com cerca de 3,5 cm de largura; flores esbranquiçadas, com cinco pétalas dispostas em espigas densas, com cerca de 5 cm de largura e que aparecem na primavera; o fruto é uma pequena cápsula lenhosa.

Para comprar, clique aqui

Observações sobre o óleo essencial de Tea Tree

embalagem: Frasco de vidro âmbar com gotejador contendo 10 ml de óleo essencial

Nome Científico: Melaleuca alternifolia

Parte utilizada da planta:Folhas e Galhos.

Tipo de Extração: Destilação a vapor.

Combina com: Canela, Cravo-da-Índia, Cipreste, Eucalipto, Gengibre, Lavanda, Limão, Mandarina, Laranja, Alecrim e Tomilho.

Utilize com: Óleo Vegetal, Argila Medicinal, Creme Base Neutro, Gel de Aloe Vera, Aromatizador Pessoal e/ou Difusor de Aromas para o Ambiente.

Para comprar, clique aqui

Modo de Uso dos Óleos Essenciais

Aromatizador: aproximadamente 15 gotas

Banhos: 20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã

Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água

Inalação: 2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água

Massagem: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal

Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de sopa de carreador

Óleo para cabelos: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo

Uso tópico: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal

Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos, e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado. O Portal do Aroma não se responsabiliza pelo uso indevido dos produtos aqui vendidos.

Para comprar, clique aqui

Tags:

Deixe um comentário