Facebook Óleo Essencial de Melaleuca: o que é como usar no seu dia - Portal do Aroma

Óleo Essencial de Melaleuca: o que é como usar no seu dia

Óleo Essencial de Melaleuca: o que é como usar no seu dia

11 maio, 2021 Óleos Essenciais,Aromaterapia,Melaleuca

A Melaleuca é conhecida também como árvore do chá ou tea tree. A árvore é nativa da Austrália. Possui uma casca fina e folhas alongadas. Seus usos mais conhecidos são em cosméticos e na aromaterapia. O óleo essencial de Melaleuca é bastante conhecido por suas propriedades benéficas para a pele e cabelos.

O uso da Melaleuca é algo milenar. Os aborígenes Bundjalung descobriram que a planta tinha propriedades antissépticas, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Então, faziam misturas com as folhas e argila, e utilizavam em casos de ferimentos, dores ou qualquer processo inflamatório. 

As árvores de Melaleuca são encontradas em regiões pantanosas, geralmente perto da água. Os nativos da área acreditavam que àquelas águas que cercavam a árvore eram curativas. O que acontece é que as folhas caíam na água e liberavam os óleos, beneficiando o local. 

Os benefícios da Melaleuca foram disseminados por um cartógrafo da Colônia Britânica. Ele costumava fazer viagens por todo o Oceano Pacífico. Quando chegou à Austrália, a sua tripulação estava doente. Os aborígenes os levaram para se banhar no lago sagrado de águas terapêuticas – que eram cheios de Melaleucas em volta – , e todos se recuperaram. Eles também tomaram chás da árvore, que deu o nome Tea Tree – ou árvore do chá.

Com o avanço dos conhecimentos, passaram a extrair o óleo essencial de Melaleuca. Isso já é feito há muito tempo, principalmente pelos benefícios que são encontrados.

Uma curiosidade interessante é que os soldados Australianos que participaram da 2ª Guerra Mundial utilizavam o óleo essencial de Melaleuca para se protegerem.  

A indústria do cosmético utiliza bastante Melaleuca nas composições dos produtos. É muito agregado a itens voltados a peles oleosas, acneicas ou mesmo direcionados ao cuidado de espinhas.

Óleo Essencial de Melaleuca e seus benefícios

Atualmente, o maior uso da Melaleuca é para a extração de óleo essencial das folhas. Além da Oceania, a árvore pode ser encontrada também nas regiões pantanosas da Ásia, América do Sul e Europa. 

São diversas espécies da árvore, mas duas são as mais utilizadas para produzir o óleo essencial por conta dos 

Para falar dos usos do Óleo Essencial de Tea Tree, é interessante entender sobre suas propriedades. É uma planta que oferece muitos atributos medicinais. 

Principais propriedades da Melaleuca:

  • Antisséptica
  • Analgésica
  • Antiinflamatória
  • Bactericida
  • Cicatrizante
  • Expectorante
  • Fungicida
  • Antiviral
  • Imunoestimulante
  • Inseticida

No corpo, mais ou menos como os aborígenes faziam, o óleo essencial de Melaleuca pode ser utilizado em feridas, espinhas, queimaduras, lesões e demais machucados. As propriedades da planta fazem com que alivie dores e auxilie no processo de cicatrização.

É sempre importante avisar os perigos de utilizar os óleos essenciais de maneira exagerada ou incorreta. Nunca use o óleo essencial de Melaleuca diretamente na pele. Ele contém mais de 300 ativos. É forte e pode causar irritações. O correto é diluí-lo em algum óleo vegetal.

Outro ponto importante é não ingeri-lo. Alguns óleos essenciais são propícios para o consumo, mas não é o caso do de Melaleuca. Ele é tóxico e pode causar confusão, letargia, espasmos, tontura e outros sintomas. 

Aromaterapia e Óleos Essenciais de Melaleuca

Na aromaterapia, o uso do óleo essencial de Melaleuca é estudado há anos. É um dos produtos mais comuns. Pode ser utilizado em banhos aromáticos, aromatizadores e difusores. 

Os banhos aromáticos podem ser feitos para causas que envolvam congestão nasal, dificuldade de respirar, sinusite, gripe, bronquite. Auxilia bastante para o alívio imediato dos sintomas.

Todavia, é muito benéfico utilizar o óleo essencial em difusores de ambiente ou aromatizadores. Existem diversos benefícios emocionais nessa prática. O óleo essencial de Melaleuca traz clareza mental e foco. Ele tem capacidade de ampliar a sua visão, enxergando com maior compreensão as situações.

O interessante da Tea Tree é que pode ser utilizada em diversas épocas do ano. No outono e inverno, é legal usar pelas propriedades antivirais, antifúngicas e bactericidas. Se utilizado no difusor, por exemplo, o óleo será constantemente liberado, protegendo o ambiente. Principalmente para quem tem facilidade em pegar gripe, é vantajoso, pois o óleo essencial também é imunoestimulante.

Verão e primavera são momentos de intenso calor e aparição de diversos insetos. O óleo essencial de Melaleuca é um inseticida natural. Utilizá-lo em forma de aromatizador de ambientes ou fazer uma sinergia com ele deixa o ambiente mais protegido de mosquitos e outros insetos.

Em um contexto mais espiritual, o óleo essencial de Tea Tree purifica os 7 chakras e promove a circulação da energia entre eles. Além de energizar, purifica a mente. É legal utilizar algumas gotinhas desse óleo essencial durante a prática de meditação e yoga.

Sinergias com Óleo Essencial de Melaleuca

Sinergias são conjuntos de óleos essenciais que servem um propósito. No Portal do Aroma, você encontra duas Sinergias com o óleo essencial de Melaleuca.

Sinergia Melaleuca para Mulher

É composto pelos óleos essenciais de: Sálvia, Gerânio, Tea Tree e Patchouli. Esse blend atua diretamente no sistema hormonal feminino, gerando um equilíbrio e fortalecendo a imunidade. 

Sinergia Melaleuca para Respiração

O óleo de Melaleuca sozinho já tem propriedades expectorantes. A Sinergia Respiração o combina com os óleos essenciais de Cedro Atlas, Gengibre, Hortelã Pimenta e Sálvia. O composto proporciona um bem-estar a quem está sofrendo com problemas respiratórios. Potencializa o combate a sintomas de sinusite, bronquite, resfriados e gripes, facilitando a respiração.

O óleo essencial de Melaleuca é um composto milenar e muito útil. Assim como o óleo essencial de Lavanda, por exemplo, é legal tê-lo como coringa para uso na aromaterapia.

Se for utilizá-lo na pele, não se esqueça de diluí-lo em algum creme ou óleo vegetal. Todavia, o uso desse óleo essencial em difusores e aromatizadores pode ser interessante tanto para benefício individual quanto para o do ambiente.

E aí, gostou do conteúdo? Conta aqui nos comentários se você já usa esse óleo essencial potente. 

Se está procurando por produtos para aromaterapia, visite nosso site. Temos diversos itens como óleos essenciais, difusores de ambiente, aromatizadores, kits e sinergias que podem te auxiliar.

Tags:

Deixe um comentário