Facebook Óleo essencial para imunidade: veja os melhores para a saúde - Blog Portal do Aroma

Óleo essencial para imunidade: veja os melhores para a saúde

Óleo essencial para imunidade: veja os melhores para a saúde

25 fevereiro, 2021 Óleos Essenciais,Aromaterapia,cravo,eucalipto,limão,melaleuca,Saúde,tea tree,tomilho

Manter o sistema imunológico forte é muito importante para a saúde. Por isso, muitos optam por usar um óleo essencial para a imunidade de maneira a estimular as defesas do organismo. 

Isso é especialmente com a chegada do inverno, a estação mais fria do ano, onde o corpo fica mais suscetível aos vírus. E a todo o tempo, o organismo precisa estar preparado para combatê-los. 

Como o mundo vive um momento onde a imunidade é ainda mais fundamental, praticar exercícios físicos e manter uma boa alimentação são hábitos fundamentais. Além disso, a aromaterapia também pode ser muito útil, com o uso de óleo essencial para imunidade.

Essa terapia alternativa estuda os óleos essenciais e a forma como atuam no corpo e na mente, ajudando a manter a saúde em dia. Por isso, ela tem ganhado cada vez mais adeptos, que buscam formas naturais de tratar pequenos distúrbios e estimular o organismo. 

Muitos desses compostos naturais têm efeitos cientificamente conhecidos, e um campo de estudos que aumenta a cada ano. 

Portanto, se você quer saber mais como escolher e utilizar óleo essencial para imunidade, continue lendo este texto. Aqui, você saberá quais são os mais indicados e como eles agem no corpo. Confira!

O que é o sistema imunológico?

Antes de conhecer os tipos de óleo essencial para a imunidade, é importante entender o que é o sistema imunológico e como ele funciona. 

Este sistema é o conjunto de células, órgãos e tecidos que combatem microorganismos que invadem o corpo. A imunidade é potencializada por meio da boa alimentação e na prática de atividades físicas. 

Isso impede o desenvolvimento de doenças, porque o sistema imunológico combate os “invasores”, como fungos, vírus e bactérias, protegendo o organismo e seu funcionamento. 

Além da alimentação e exercícios regulares, também é recomendado manter as vacinas em dia, especialmente nas criança, para manter a imunidade forte.

A imunização estimula o corpo a produzir anticorpos, que impedem que o paciente tenha doenças originadas por vírus no futuro. Estes anticorpos são proteínas que protegem o organismo contra infecções, respondendo a presença de um microrganismo invasor. 

Esse é um exemplo de como o sistema imunológico funciona e, claro, são práticas que devem ser mantidas mesmo com o uso de óleo essencial para imunidade, que deve ser feito de forma simultânea, para fortalecê-lo ainda mais.

Por que investir na imunidade?

Por causa dessa atuação, o sistema imunológico é o grande responsável por manter a saúde do corpo. E isso também influencia no bem-estar geral, já que o organismo não precisa gastar tanta energia nesse combate se ele estiver em bom funcionamento. 

vidros toalha oleo essencial para imunidade tea tree melaleuca portal do aroma
O óleo essencial de tea tree, ou melaleuca, tem ação antisséptica e combate infecções

Uma boa imunidade mantém o corpo forte, diminuindo os casos de contaminações e infecções, desde o início. 

Assim, investir na imunidade é muito importante, e por isso deve-se adotar desde cedo bons hábitos alimentares, fugir do sedentarismo e também investir em aliados, como o óleo essencial para imunidade. 

Óleo essencial para imunidade

Existe mais de uma opção de óleo essencial para imunidade, sendo que cada um age de forma e em pontos diferentes do organismo. Muitos deles foram estudados pela ciência, com benefícios comprovados em estudos laboratoriais.

Confira, abaixo, os óleos mais indicados para fortalecer o sistema imunológico e como utilizá-los.

Óleo essencial de tea tree

Um óleo essencial para imunidade muito poderoso é o de tea tree. Ele também é conhecido como melaleuca e possui as seguintes ações no organismo:

  • Antifúngica
  • Antisséptica
  • Anti-infecciosa
  • Bactericida
  • Antiviral

Além disso, o óleo de melaleuca possibilita um reforço imunológico eficaz, atuando na pele e nos sistemas respiratório, digestivo, circulatório e genitourinário.

Óleo essencial para imunidade: cravo

Outro conhecido óleo essencial para imunidade é o de cravo, composto que tem ação antioxidante, analgésica e anti-inflamatória, sendo ideal para o tratamento de resfriados e gripes, e na manutenção na saúde bucal. 

Uma boa dica para usar este óleo essencial  é como complemento no gargarejo caseiro, adicionando 1 ou 2 gotas em uma colher de chá de sal marinho e misturando em água morna.  

Óleo de limão

O óleo essencial de limão também ajuda a fortalecer a imunidade do corpo. Ele age  como tônico linfático, removendo os resíduos celulares do corpo durante o frio e em casos de gripe. 

vidros limao folhas oleo essencial para imunidade aromaterapia portal do aroma
O óleo essencial de limão é indicado para fortalecer a imunidade e tem alta concentração de vitamina C

Além disso, esse extrato natural tem ação bactericida e ajuda no combate a fungos. A alta concentração de vitamina C presente nele melhora a circulação do sangue, estimula a produção de células brancas e libera mais energia para o corpo. 

Óleo essencial para imunidade: eucalipto também é indicado

Outra indicação de óleo essencial para imunidade é o óleo de eucalipto. Ele tem grande atuação nas vias respiratórias, com ação descongestionante, e também combate dores musculares, de cabeça e inflamações. 

Essas propriedades ajudam a aumentar a imunidade, mas elas podem ser potencializadas se combinar o uso do óleo de eucalipto com outras essências, como as de limão, lavanda ou hortelã-pimenta. 

Óleo essencial de tomilho

Por fim, outro óleo essencial para imunidade é o de tomilho, com ação eficiente no sistema nervoso, ajudando a controlar o cansaço, fadiga e insônia, mantendo a energia e disposição em alta. 

Ele também tem forte ação bactericida, o que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Seus benefícios e propriedades são:

  • Antiespasmódico
  • Antirreumático
  • Antisséptico
  • Cardíaco
  • Carminativo
  • Cicatrizante
  • Diurético
  • Emenagogo
  • Expectorante
  • Estimulante
  • Tônico

Como aplicar óleo essencial para imunidade?

Depois de conhecer as melhores opções de óleo essencial para imunidade, veja, abaixo, uma dica de blend da imunidade, que é um método seguro e eficaz de manter o corpo forte e o sistema imunológico em dia. 

Misture os seguintes óleos essenciais, nestas medidas:

  • 3 gotas de Tea Tree
  • 3 gotas de Lavanda
  • 3 gotas de Limão Tahiti
  • 1 gota de Menta Piperita

Você pode adicionar as gotas em um aromatizador elétrico ou ultrassônico, que preservam as propriedades e efeitos dos óleos essenciais durante a vaporização, além de deixar o ambiente mais cheiroso.

Outras formas de uso dos óleos essenciais, são na massagem corporal, inalação direta, aplicação na pele e em banhos terapêuticos. 

vidros folhas eucalipto oleo essencial para fortalecer imunidade portal do aroma

Para utilizá-los diretamente na pele, é importante que sejam diluídos em outro óleo vegetal. Jamais utilize um óleo essencial puro no corpo, pois pode levar a manchas e lesões. Escolha óleo de oliva, amêndoa, girassol ou outro óleo vegetal para fazer a diluição.

A forma mais indicada depende do efeito desejado e qual é o objetivo da terapia. Em alguns casos, os compostos devem agir sobre o tecido da pele. Em outros, agirão no cérebro. 

Além disso, também é possível usá-los apenas para perfumar o ambiente.

É importante salientar que, para o caso de adotar uma rotina terapêutica, é recomendado que se faça o acompanhamento com um especialista. 

Usado de forma correta, um óleo essencial para imunidade pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e proteger o organismo de infecções e contágios. Com as técnicas da aromaterapia, ele também promove outros benefícios para a saúde.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber um pouco mais sobre aromaterapia e óleos essenciais,  acompanhe outros posts no blog do Portal do Aroma e leia mais!

Conheça, também, a loja do Portal do Aroma, com as melhores marcas de óleos naturais e difusores de aroma de marcas reconhecidas e procedência comprovada!

Tags:

Deixe um comentário